17 de nov. de 2020

Parceria entre AEB e SANSA fortalecerá atividades espaciais no Brasil e África do Sul

A aproximação das duas agências visa, também, à colaboração com universidades e empresas que atuam no segmento espacial

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), participou hoje (16) de cerimônia virtual com a Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA). Na ocasião, representantes das duas agências firmaram acordo de cooperação em atividades espaciais para fins pacíficos.

O acordo foi firmado por meio de assinatura de Memorando de Entendimento, que é a consolidação do interesse em trabalhar em conjunto, e reflete o crescente desejo do Brasil e da África do Sul em ampliar a parceria no Setor Espacial.

Além da assinatura do acordo, os representantes da AEB e da SANSA conduziram reunião de trabalho para discutir os primeiros passos da cooperação bilateral, vislumbrando oportunidades de parceria em temas como CubeSats, programas educacionais em espaço, Clima Espacial e Observação da Terra.

Sobre a SANSA

A Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA) foi criada em dezembro de 2010, mas o envolvimento da África do Sul com pesquisas e atividades espaciais começou muitas décadas antes. A SANSA foi criada para promover o uso do espaço e fortalecer a cooperação em atividades relacionadas ao espaço e, ao mesmo tempo em que fomenta a pesquisa em ciências espaciais, tem como princípios desenvolver o capital humano e apoiar o desenvolvimento industrial em tecnologias espaciais na África do Sul.

Grande parte do trabalho desenvolvido pela SANSA envolve o monitoramento da Terra e do meio ambiente, através do uso de dados coletados, que visam garantir a navegação, serviços de telecomunicações e previsão do tempo, para que funcionem conforme pretendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.