6 de dez. de 2021

Ante encontro de Putin e Modi, Rússia e Índia assinam acordo de cooperação militar até 2030

© REUTERS / Adnan Abidi

O acordo não só oficializa a parceria entre as duas forças armadas, como também o fornecimento e desenvolvimento de armas e equipamento militar. A assinatura do acordo foi feita pelos ministros da Defesa dos dois países, o russo Sergei Shoigu e o indiano Rajnath Singh.

As duas nações já se comprometeram a implementar vários projetos bilaterais, como o sistema de mísseis BrahMos, um novo caça de quinta geração, a fabricação sob licença do caça Su-30 e do tanque de guerra T-90.

Tive uma discussão bilateral produtiva, frutífera e substancial sobre cooperação em defesa com o ministro da Defesa russo, general Sergei Shoigu, em Nova Deli hoje (6). A Índia valoriza sua parceria estratégica especial e privilegiada com a Rússia.

Os dois ministros se encontraram em Nova Deli, na 21ª Cúpula Anual Índia-Rússia, onde também estão o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

Rajnath Singh também comentou no Twitter que a "Índia agradece profundamente o forte apoio da Rússia à Índia. Esperamos que essa cooperação traga paz, prosperidade e estabilidade para toda a região".

"A Rússia tem uma filosofia e prioridades em política internacional semelhantes às da Índia, nosso parceiro estratégico particularmente privilegiado. Nós temos a intenção de criar uma cooperação bilateral verdadeiramente multifacetada. Nós consideramos a Índia como um centro independente e forte do mundo multipolar", comentou Vladimir Putin na quarta-feira (1º).

Índia e Rússia também estiveram no noticiário na última sexta-feira (3), quando o governo indiano reiterou a chegada, ainda neste mês, de mísseis comprados da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.