9 de out. de 2023

MPAC acompanha prestação de contas de parceria para atendimento de crianças e adolescentes com TEA


O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), representado pelo promotor de Justiça substituto Daisson Gomes Teles e pela promotora de Justiça substituta Maísa Arantes Burgos, acompanhou, na última segunda-feira (02), a prestação de contas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sena Madureira relativa aos valores recebidos por intermédio de Termo de Cooperação em prol das crianças com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) da região.

Conforme o acordo, celebrado entre MPAC, APAE e Município de Sena Madureira, valores simbólicos entre R$ 5 e R$ 10 reais foram cobrados nos shows nacionais da Exposena 2023 e revertidos diretamente para uma conta exclusiva da APAE, destinada à aquisição de insumos e equipamentos para a instituição.

Além disso, o Município de Sena Madureira se comprometeu a ceder para a APAE uma equipe multidisciplinar composta por dois fisioterapeutas e dois psicólogos, além de um fonoaudiólogo, um educador físico, um assistente social e um nutricionista para o atendimento de crianças e adolescentes.

O promotor de Justiça Daisson Gomes celebrou o sucesso da parceria. “Graças a essa ação, foram arrecadados 161 mil reais, e esse valor será revertido diretamente para o atendimento de crianças e adolescentes com deficiência e TEA em Sena Madureira. Com isso, esses jovens serão beneficiados com terapias e equipamentos essenciais para um atendimento digno”, frisou.

“A ação foi um sucesso graças ao comprometimento de todos os agentes envolvidos e, principalmente, em razão da adesão da população, que não só se fez presente nos eventos, mas também contribuiu para um movimento de conscientização a respeito da importância das terapias para o incremento da qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência e TEA, o que reflete em toda a sociedade”, ressaltou o promotor.

De acordo com Chaena Vilaça, coordenadora da APAE no Município, o valor arrecadado foi crucial para reabrir a instituição, que havia sido afetada pelo furto de seus equipamentos durante a pandemia. “Graças a esse acordo, poderemos voltar a executar nosso trabalho. O Ministério Público sempre foi acessível para nós, pais de pessoas com deficiência, e essa parceria foi de suma importância, pois a fiscalização do MP trouxe peso para esta campanha social”, disse.

Adriana Martha, secretária de administração da Prefeitura de Sena Madureira e coordenadora da Exposena Rural Show 2023, compartilhou a gratidão com a parceria. “Esse foi um projeto de cunho social de grande relevância, e a iniciativa já serve de referência para outros municípios. Tenho certeza de que é apenas o primeiro de muitos projetos desse tipo e quem ganhou com essa união foi a nossa população e nossas crianças”, destacou.

Fotos: Clóvis Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.