Por Reginaldo Palazzo - Lá ia seu Raimundo fazendo seu cotidiano trabalho subindo e descendo os rios de Tarauacá quando se viu em apuros com a iminente “alagação” de sua canoa, o que o fez recorrer imediatamente ao Santo Francisco prometendo-lhe que se conseguisse se desvencilhar dessa armadilha aquática faria novenas em honra ao seu salvador.
Parabéns tarauacaense, você acabou de ler sobre o embrião do Novenário de São Francisco, festa santa que acompanha o município desde o final da década de 20 do século passado.
Capela onde hoje se encontra a Igreja de São Francisco no bairro de Copacabana
Seu Raimundo Eustáquio de Moura começou suas novenas em sua casa, mas o novenário ia pegando corpo até resolverem fazer uma capela onde hoje se situa a igreja do Bairro de Copacabana.
Portando mesmo a Paróquia de origem Espiritana receber o nome de São José, a “devotagem” nordestina falou mais alto, enraizou-se e a sobrepôs.
Arrecadando
Existem várias formas de se arrecadar dinheiro para a Paróquia de São José, e a que mais arrecada dinheiro é sem dúvida o Novenário de São Francisco.
Existe arrecadação com barracas, jantares e leilões de guloseimas, mas a que mais se traduz em arrecadação é sem dúvida os leilões de gado.
Antes de forma amadora, quando era realizado no entorno da Igreja Central, hoje nota-se que houve uma mudança positiva de pensamento.
O Leilão há quatro anos é realizado de forma profissional na Fazenda Brasília perto da ponte de Tarauacá, de propriedade do Zé Filho onde os animais são entregues, e a partir daí sim, agrega-se outro modelo de arrecadação com incremento nos lucros advindos de churrascos e bebidas.
Referência
Isso tudo nada mais nada menos vem consagrando o município de Tarauacá como referência em filantropia, haja vista que o Leilão para o Hospital do Amor também é feito no mesmo local com o mesmo profissionalismo.
No município é comum o povo ajudar com ‘vaquinha’ virtual alguém que teve sua casa incendiada ou em caso de doença.
Números
Foram mais de 100 animais doados, entre bovinos, equinos, ovinos e suínos chegando o leilão ao valor de R$ 191.800,00, isso sem contar a arrecadação das bebidas e comidas durante o evento.
Voluntariado
Vários pontos positivos que foram notórios é a mudança na infraestrutura que se fazia necessária, ela gerou não só mais renda para a Igreja, mas também mais conforto para os voluntários que se dispõe a ajudar, o público que prestigiou o evento, e porque não dizer mais respeito aos animais.
Vale aqui salientar que o clima do Leilão não é só de alegria, mas de abnegação e resignação dos que se sentiram com o dever cumprido para com as coisas sagradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.