13 de mar. de 2018

Venezuela interrompe fornecimento de energia para Roraima e cidades têm série de apagões, diz Eletrobras


Problema afeta dez das 15 cidades do estado. Com o desligamento da Venezuela, termelétricas da Eletrobras fornecem energia que também é instável.

Linhão de Guri da Venezuela é instável e causa constantes apagões em Roraima (Foto: Emily Costa/G1 RR/Arquivo)


Valéria Oliveira - A Venezuela interrompeu o fornecimento de energia para Roraima e desde as 17h deste sábado (10) as dez cidades que dependem do sistema elétrico, incluindo a capital Boa Vista, enfrentam apagões.

Moradores relatam que ocorreram mais de cinco apagões entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo (11). Roraima é o único estado no Brasil que não está ligado ao sistema elétrico nacional e enfrenta uma rotina de interrupções.

A Eletrobras informou que o fornecimento de energia para essas dez cidades está sendo feito via termelétricas. Entretanto, problemas técnicos nos equipamentos no sistema de distribuição de energia de Roraima tem causado os desligamentos.

"Equipes estão trabalhando para que não ocorra novamente", informou a Eletrobras. Porém, até as 10h deste domingo dois novos apagões haviam sido registrados em Boa Vista.

Ainda não se sabe, segundo a Eletrobras, em que ponto da Venezuela houve o desligamento para Roraima.

A assessoria informou que tenta contato com a empresa que fornece a energia para saber o que de fato ocorreu e a previsão para que seja normalizado.

Com a falta de energia, sempre ocorre também a interrupção no fornecimento de água. A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou em nota que da noite de sábado a manhã deste domingo o sistema parou em alguns momentos pois as bombas só funcionam com energia estável.

"Em razão disso, alguns reservatórios secaram e o sistema precisa de cerca de 30 minutos para encher completamente as caixas d'água", informou a Caerr, citando que equipes trabalham para identificar se houve algum dano causado pelos apagões.

Além de Boa Vista, o sistema elétrico venezuelanos abastece as cidades de Cantá, Rorainópolis, Alto Alegre, Mucajaí, Caracaraí, Pacaraima, Bonfim, Iracema e São Luiz.

Único estado no país que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), Roraima é totalmente dependente da energia fornecida pela Venezuela por meio do Linhão de Guri. Instável, esse sistema causa constantes apagões. Em pouco mais de três anos foram 123 blecautes.

O problema da energia em Roraima só deve ser solucionado com a construção do Linhão de Tucurí, mas um impasse com índios Waimiri-Atroari impede o licenciamento da obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.