15 de mar. de 2018

Ditadura cubana é a mais letal das Américas


Igor Gielow - A ditadura cubana iniciada pela revolução conduzida por Fidel Castro em 1959 é o regime mais sanguinário em impacto relativo à sua população entre as diversas autocracias espalhadas pela América Latina na segunda metade do século 20.

Essa é a leitura imperfeita e possível dos conflitantes dados disponíveis para comparação. Por óbvio, não se trata de atenuar um regime em relação ao outro, mas de lançar alguma luz em um momento em que a demonização e a santificação de Fidel andam de mãos dadas pelas redes sociais.

O problema central para alcançar alguma precisão metodológica é o fato de que não há dados oficiais de Havana sobre as vítimas do regime ainda no poder, naturalmente.

Mas mesmo nos países que disponibilizaram números por meio de comissões da verdade e similares após voltarem ao regime democrático, há discordâncias sobre as estimativas.

Na Argentina, cujo regime militar foi o mais mortífero entre as ditaduras à direita e é o campeão local quando a régua é a velocidade da brutalidade aplicada, historicamente ativistas falavam em 30 mil mortos e desaparecidos entre 1976 e 1983.

Hoje o dado é visto como propaganda difundida por exilados na Europa, e já foi criticado publicamente por aliados do presidente Mauricio Macri, gerando polêmica. A lista oficial do Conselho Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas fala em 8.961 vítimas, mas já sofreu revisões do próprio governo e é objeto de acirrado debate.

Os mesmos exageros ocorrem na divulgação dos dados cubanos, geralmente feitos com apoio da comunidade exilada nos Estados Unidos, francamente anticastrista. O "número mágico" aqui é de 100 mil mortos e desaparecidos, incluindo aí uma multidão de afogados na tentativa de fugir da ilha.

Um trabalho considerado mais ponderado e bem documentado é divulgado pelo projeto "Cuba Archive", coordenado por uma ONG de cubanos-americanos.

Ele computa 7.326 mortos e desaparecidos nas prisões cubanas, a maioria (quase 6.000) fuzilada ou assassinada extrajudicialmente. Não se incluem aí os afogados, que perfazem dezenas de milhares segundo diversos relatos.

Considerando essa estimativa mais conservadora, nos seus 57 anos de ditadura, Cuba produziu 65 mortos ou desaparecidos por grupo de 100 mil habitantes.

"O Livro Negro do Comunismo", obra de referência europeia que sofreu críticas por supostas imprecisões, aponta até 17 mil fuzilamentos ao longo dos anos Castro. Sob essa métrica, a média sobe para 154,5 mortos por 100 mil habitantes.

A Argentina, por sua vez, registrou um grupo de 30,9 mortos e desaparecidos por 100 mil habitantes nos sete anos de governo militar. O Chile do general Augusto Pinochet, 23,2 por 100 mil habitantes nos 17 anos do regime.

Já o Brasil, segundo os dados da Comissão Nacional da Verdade, teve 434 mortos ou desaparecidos nos 21 anos de governo de generais, encerrados em 1985. Um índice de 0,3 por 100 mil habitantes.

O Paraguai registra oficialmente 425 mortos ao longo de 35 anos da ditadura de Alfredo Stroessner, ou 10,4 mortos por 100 mil habitantes.

O Uruguai, 7,6 por 100 mil, a maioria vitimada na Argentina por agentes da Operação Condor –o esforço coordenado dos regimes da região para caçar militantes esquerdistas que fugiram de um país ao outro.

Por fim, a Bolívia tem um índice de 6,2 mortos para cada 100 mil moradores sob seus governos autocráticos.

Não é possível saber exatamente a população do país no momento de cada morte. Portanto, para fins de comparação, foi considerada aqui a população total do país no ano final do regime. Os números estão arredondados.

RANKING

Se o critério para a avaliação for a velocidade com que a ditadura matou, a Argentina lidera o ranking com folga, com 1.280,1 mortos ou desaparecidos por ano de vigência do jugo militar. Chile vem em seguida com 180,2, Cuba com 143,6 e Brasil com 20,6 vítimas.

O problema dessa medição, além de desconsiderar o critério populacional, é que ela dissimula a evolução histórica dos regimes.

Relatos indicam que o "paredón" cubano foi bem mais ativo nos anos de consolidação do regime de Fidel. Há uma moratória nas execuções admitidas por Havana desde 2003, e uma queda abrupta no número de vítimas registrado pelo "Cuba Archive" nos anos de Raúl Castro no poder: 264 vítimas de 2006 para cá.

Na Argentina, a chamada "guerra suja" também se concentrou nos anos iniciais da ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.