27 de mar. de 2021

Coreia do Sul nega relatório sobre negociações em nível governamental com a Grã-Bretanha sobre tecnologia de porta-aviões

                            Luiz Padilha


SEUL– A agência de aquisição de armas sul coreana negou uma reportagem da mídia de que os governos sul-coreano e britânico iniciaram negociações informais sobre cooperação tecnológica para porta-aviões.

Na segunda-feira, o Daily Telegraph informou que os “sistemas e designs avançados” do país podem ser exportados para a Coreia do Sul, já que suas autoridades comerciais “iniciaram discussões informais com contrapartes coreanas sobre áreas de tecnologia nas quais o país pode estar interessado”, citando fontes da indústria.

Os sistemas e projetos foram desenvolvidos pelas firmas de defesa britânicas, Babcock, BAE Systems e Thales, e deveriam ser aplicados aos navios da classe Queen Elizabeth, observou.

“Não é verdade que começamos uma discussão informal com o governo britânico sobre o assunto”, disse o coronel Suh Yong-won, porta-voz da Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA).

Outro funcionário disse que a Coréia do Sul está trabalhando para construir um porta-aviões leve de 30.000 toneladas, mas ainda não está em fase de seleção de empresas.

“Poderão haver discussões entre as empresas sul-coreanas e britânicas que vão aderir ao projeto, mas nenhuma discussão em nível de governo foi feita até agora”, disse ele.

Seul busca garantir um porta-aviões leve classe 30.000 toneladas com sua própria tecnologia para aumentar as capacidades de defesa do país. Encomendado pela Marinha, a Hyundai Heavy Industries Co. trabalhou em seu projeto conceitual.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: YONHAP NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.