22 de mar. de 2021

Gripen mais perto de acordo nas Filipinas

Acordo está mais próximo após relatos do secretário de defesa filipino

Fernando Valduga - Nas últimas décadas, as Filipinas têm sido alvo das principais indústrias aeroespaciais do mundo, uma vez que Manila está muito focada na compra de novas aeronaves de combate.

Os crescentes desafios internos e externos que o país enfrenta levaram o governo filipino a iniciar uma modernização gradual das forças armadas. O plano de aquisição de defesa foi dividido em três fases ao longo de um período de aproximadamente 10 anos. Tudo começou em 2017, quando Manila assinou pedidos de seis aeronaves leves de ataque / treinamento A-29 Super Tucano e 12 caças leves FA-50.

No entanto, oficiais filipinos disseram que os jatos FA-50 foram introduzidos como uma solução provisória enquanto se aguarda a arrecadação de fundos para a compra de aviões de caça de classe superior, considerados indispensáveis para a defesa do espaço aéreo nacional.

O secretário de Defesa filipino, Delfin Lorenzana, disse há cerca de um ano que as duas aeronaves avaliadas no programa Multi-Role Fighter (MRF) são o sueco Saab Gripen e o americano Lockheed Martin F-16V. Após uma avaliação de vários tipos de aeronaves, que incluíram também o Super Hornet, MiG-35 e Sukhoi Su-35, o F-16V e o Gripen são os que atenderam a preferência do Grupo de Trabalho Técnico (TWG) da Força Aérea Filipina (PAF).

Lorenzana acrescentou ainda que o departamento de defesa inclina-se para o Gripen por acreditar que o caça sueco é o mais barato e de fácil manutenção, além de se mostrar um excelente caça.

A PAF está procurando por uma substituição para os caças interceptores F-5A/B por cerca de 30 anos, que foram retirados de serviço em 2005 devido à idade avançada e à falta de peças sobressalentes. No passado, o PAF tentou adquirir aviões de combate F-16 e F-18 dos Estados Unidos, mas a crise financeira que atingiu a Ásia em 1997 frustrou esses planos.

Lorenzana disse que o governo dos Estados Unidos também ofereceu, mais recentemente, caças F-16. A proposta foi feita pelo ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, quando o secretário do Departamento Nacional de Defesa visitou Washington em setembro de 2018. No entanto, ele disse que o F-16 é muito caro, enquanto o Gripen custa menos e tem as mesmas capacidades.

De acordo com a mídia local, os Estados Unidos deram ao F-16 um impulso adicional nas Filipinas durante a visita da secretária da Força Aérea dos EUA, Barbara Barrett, a Manila em novembro de 2020.

O acordo para o novo caça poderia ser assinado antes da saída do presidente Rodrigo Duterte em 2022, de acordo com um comunicado do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas das Filipinas, Gilbert Gapay, em dezembro passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.