30 de mar. de 2021

Descoberta a expansão de mísseis da China: silos e túneis

Federation of American Scientists

Felipe Moretti  - A China iniciou a reunião anual do Congresso Nacional do Povo (NPC), em Pequim, em maio do ano passado, destacando de antecipado o novo orçamento de defesa. As autoridades chinesas revelaram que os gastos com defesa nacional em 2020 subiriam para 1.268 trilhões de yuans, algo em torno de US$ 180 bilhões, um aumento de 6,6%, entretanto, o menor em décadas, uma taxa que já alcançou quase 12,5% em 2011, segundo dados do CSIS.

Desde 2016, o crescimento anual do orçamento de defesa da China varia entre 7,2% e 8,1%. Embora o anúncio de um aumento de 6,6% nos gastos com defesa em 2020 represente um declínio significativo, ele deve ser entendido à luz da recente desaceleração da economia chinesa.

Apesar dos números apresentarem quedas, os militares chineses parecem estar expandindo significativamente o número de silos de mísseis balísticos em construção em uma nova área de treinamento extensa localizada norte da China central.

Federation of American Scientists

Imagens de satélite recentes indicam que pelo menos 16 silos estão em construção, uma expansão significativa em apenas alguns anos desde que um silo foi descrito pela primeira vez na área. As imagens de satélite também revelam túneis exclusivos potencialmente construídos para ocultar unidades de lançamento de mísseis ou operações de carregamento.

A área de treinamento, localizada a leste da cidade de Jilantai, na província da Mongólia Interior, é usada pela Força de Foguetes da República Popular da China (PLARF) para treinar equipes de mísseis e ajustar procedimentos para operar lançadores de mísseis móveis rodoviários e seus veículos de apoio.

Esta área de treinamento de Jilantai se estende por 140 quilômetros (87 milhas) em uma área de quase 2.090 quilômetros quadrados (800 milhas quadradas) de deserto e cadeias de montanhas.

É uma área de treinamento relativamente nova com a maioria das instalações adicionadas após 2013 e desde então se expandiu para bem mais de 140 plataformas de lançamento de mísseis usados ​​por unidades de lançamento para praticar procedimentos de lançamento e carregamento, mais de duas dezenas de acampamentos onde as unidades de lançamento permanecem por um curto período antes de se mover em diante, cinco hangares altos acondicionam lançadores e veículos de apoio que operam na área, e uma grande base de abastecimento com instalações de apoio adjacentes.

Federation of American Scientists

Para Hans M. Kristensen, especialista em inteligência e defesa da Federation of American Scientists, em seu artigo publicado recentemente, o monitoramento desta área fornece uma riqueza de informações sobre como as Forças Armadas Chinesas operam suas unidades móveis de mísseis, os veículos que estão envolvidos nas operações e quais estruturas e recursos procurar nas áreas reais de implantação de base em toda a China.

Também fornece pistas importantes sobre a modernização nuclear atual e futura da China e ajuda a avaliar as alegações feitas por oficiais de defesa dos EUA sobre as capacidades de Xi Jinping.

Um dos novos desenvolvimentos mais importantes na área de treinamento de Jilantai é a construção de um número significativo de instalações que parecem ser silos destinados a mísseis balísticos. No futuro, poderemos ver lançamentos de teste de mísseis a partir desses silos.

Quase todos os silos parecem ser menores do que o tipo usado para o grande ICBM DF-5 nas áreas de base.

O Departamento de Defesa Americano afirma que Jilantai “provavelmente está sendo usada para, pelo menos, desenvolver um conceito de operações de assentamento de silos”, o DF-41 em serviço desde 2017, possui cerca de 11,5 m de comprimento e 1 m de diâmetro a MENOS que o DF-5, porém opera a distâncias iguais e em velocidade muito acima, em Mach 25.

Pelo menos 16 silos parecem estar em construção, variam em dimensões e a construção até agora aconteceu em três fases: a primeira instalação de silo começou a ser construída em 2016, quatro silos “tipo Rússia” seguiram em 2018-2020 e a construção de 11 silos adicionais começou no final de 2020.

Os silos estão separados por 2,2-4,4 quilômetros de distância, o suficiente para garantir, presumivelmente, que nenhum deles possa ser destruído em um único ataque nuclear. A segunda fase de construção do silo começou em junho de 2018 e agora parece quase concluída. Isso inclui quatro silos ao longo do lado oeste da área de treinamento central.

A terceira e até agora maior fase de construção do silo começou no final de 2020 e se expandiu rapidamente para um total de 11 silos durante os primeiros dois meses de 2021.

Federation of American Scientists

Algumas das novas instalações mais interessantes encontradas na área de treinamento incluem dois túneis de passagem que podem ser destinados ao uso por lançadores móveis. O treinamento do Exército chinês perto de Jilantai fornece uma janela única para a postura nuclear da China.

A China opera atualmente de 18 a 20 silos, um número que pode quase dobrar com a construção dos silos na área de treinamento de Jilantai.

Considerando que os silos existentes são grandes para acomodar os antigos ICBMs de combustível líquido DF-5, todos, exceto um dos novos silos em Jilantai são menores e parecem projetados para acomodar os ICBMs de combustível sólido mais novos e mais estreitos, como o DF-41, e potencialmente o DF-31A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.