19 de mar. de 2021

Junta Militar de Mianmar apreende contas bancárias da Fundação Sociedade Aberta de George Soros sob a acusação de financiar protestos de oposição

George Soros (Wikimedia Commons) 

swarajyamag.com/Bastão Swarajya - A Junta Militar de Mianmar apreende contas bancárias da Fundação Sociedade Aberta de George Soros sob a acusação de financiar protestos de oposição

A junta militar em Mianmar assumiu o controle das contas bancárias do bilionário George Soros 'Open Society Foundation (OSF), acusando-a de financiar os protestos massivos que atingiram o país.

As autoridades locais detiveram Phyu Pa Pa Thaw, uma autoridade da Sociedade Aberta e também pretendem prender 11 outros funcionários sob a suspeita de que a polêmica ONG repassou fundos para oponentes de um golpe de 1º de fevereiro.

Os oponentes da junta militar lançaram um movimento de desobediência civil para pressionar os generais a reverter seu golpe, para libertar a líder do governo detida Aung San Suu Kyi e para reconhecer a vitória de seu partido nas eleições de 8 de novembro.

De acordo com um relatório da 'The Global New Light of Myanmar', uma publicação vista como um porta-voz dos militares, a organização Open Society Myanmar (OSM) transferiu fundos sem pedir permissão do Departamento de Gestão de Câmbio.

De acordo com as autoridades, a OSM não conseguiu obter a aprovação do Departamento de Gestão de Câmbio do Banco Central de Mianmar (CBM) para um depósito de US $ 5 milhões (7,04 bilhões de kyats) com o Banco de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (SMED) em Mianmar em 2018.

A fundação também enfrenta acusações de sacar ilegalmente US $ 1,4 milhão de sua conta na SMED uma semana após a tomada militar em Mianmar, conforme o movimento de desobediência civil estava ganhando força entre os funcionários públicos em todo o país.

Os partidários da junta militar de Mianmar há muito acusam Soros de manipular a política de Mianmar apoiando organizações da sociedade civil no país.

OSM refutou as alegações.

“As alegações de má conduta financeira, incluindo que a OSM agiu ilegalmente retirando seus próprios fundos em moeda local do banco SMID, são falsas”, disse a Open Society Foundations.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.