31 de mar. de 2021

Força Aérea do Líbano coloca a venda aeronaves como parte da reorganização da frota

Empresas privadas demonstram interesse pelos jatos Hawker Hunter

Jatos Hawker Hunter estão no lote a venda

Fernando Valduga  - O Líbano está vendendo cinco caças Hawker Hunter e três helicópteros Sikorsky S-61, anunciou o Ministério da Defesa Nacional, convocando as partes interessadas para licitar as aeronaves usadas.

Uma fonte com conhecimento do processo de vendas disse, sob condição de anonimato, que três empresas demonstraram interesse nos jatos Hawker Hunter em particular: a empresa britânica Hawker Hunter Aviation, bem como as empresas americanas Airborne Tactical Advantage Company (ATAC, uma subsidiária da Textron Systems) e a Lortie Aviation.

Os Hawker Hunters da Força Aérea Libanesa não estão operacionais desde 2010. O país mantém dois deles para serem preservados em um museu local.

As empresas tendem a comprar aeronaves antigas para recondicioná-las para uso como caças inimigos em treinamento.

O comandante da Força Aérea Libanesa, o Brig. General Ziad Haikal disse que a venda é parte do esforço do serviço para realocar seus ativos e reestruturar suas frotas para maximizar a utilidade dos recursos disponíveis.

“As aeronaves Hawker Hunter e os helicópteros Sikorsky estão inoperantes há muitos anos, devido à ausência de recursos financeiros para mantê-los. Este leilão público será o primeiro passo para reestruturar a frota de treinamento e as capacidades de combate a incêndios”, afirmou.

Ele acrescentou que a Força Aérea do Líbano desenvolveu um plano futuro de cinco anos com o objetivo de garantir a manutenção do equipamento, preservando as capacidades existentes e aumentando gradualmente seu estoque.

“O plano de reforço depende da duplicação do número de aeronaves A-29 Super Tucano de ataque leve de seis para 12, e [aquisição] de helicópteros MD530F – seis dos quais estão previstos para serem recebidos até o final de 2021 – além dos drones Scan Eagle , de forma que cada esquadrão inclua pelo menos 12 aeronaves ou helicópteros do mesmo tipo”, disse Haikal.

O Líbano opera seis aviões A-29 Super Tucano que foram entregues à Força Aérea como parte de um programa de ajuda militar dos EUA. A Força Aérea Libanesa recebe cerca de 30-40 por cento dos US$ 50-60 milhões em ajuda anual.

Com relação ao plano de cinco anos, Haikal disse que deseja ter “as capacidades aéreas que permitem [para] proteger o espaço aéreo libanês de qualquer agressão ou violações, [que] continua sendo um dos objetivos estratégicos do Exército e da Força Aérea. Alcançar este objetivo exige, garantir a infraestrutura para os aeroportos disponíveis, garantir uma rede adequada de radar e de defesa aérea, além de conseguir aeronaves de interceptação aérea modernas.”

O Líbano carece dos três pilares principais para proteger efetivamente seu espaço aéreo; uma rede de radar, sistemas de defesa antimísseis e caças são uma aspiração futura, mas a crise econômica que permeia o país tem servido como um obstáculo.

O chefe da Força Aérea disse que a frota existente de helicópteros UH-1H Huey II será usada para apagar incêndios em vez dos helicópteros Sikorsky.

Um helicóptero Sikorsky S-61N de fabricação americana chega para pousar no Líbano em 2 de junho de 2009. Os helicópteros foram comprados para fins de combate a incêndios. (Joseph Barrak / AFP via Getty Images)

“Uma alternativa aos Hunters, nas missões de apoio aéreo aproximado, são as aeronaves Super Tucano, [que] superam o jato Hunter por serem equipadas com avançados sistemas de armas e armas guiadas a laser. Quanto à classificação do Hunter como avião a jato, atualmente não existe alternativa para essa classe na Força Aérea”, disse.

Ele acrescentou que o serviço está de olho em um contrato com a empresa americana Air Tractor para uma aeronave semelhante ao AT-802 que pode dar suporte às capacidades de combate a incêndios do condado, bem como para peças de reposição e treinamento de pilotos e técnicos. O dinheiro ganho com a venda dos helicópteros S-61 iria para essa compra, explicou ele. Ele também disse que a Força Aérea Libanesa buscará aeronaves de treinamento de entrada inicial após a venda do Hawker Hunters.

Um decreto emitido pelo Conselho de Ministros do Líbano declara que os retornos serão alocados para a Força Aérea adquirir novas aeronaves. Tal declaração não pode ser anulada, exceto por outro decreto governamental.

A Força Aérea Libanesa já havia demonstrado interesse nos treinadores do Super Mushshak do Paquistão, mas nunca recebeu uma resposta das autoridades paquistanesas. Haikal disse que a Força Aérea agora pode comprar treinadores Cessna ou Cirrus adicionais.

Questionado se a ajuda militar dos EUA ao Líbano pode ajudar a Força Aérea Libanesa a reestruturar sua frota, Haikal disse: “O programa de ajuda dos EUA depende principalmente dos planos do Comando do Exército Libanês. Todos esses planos são atualizados e regularizados anualmente ou quando necessário. Até o momento, nenhuma ajuda americana foi alocada para completar o plano definido após a implementação do processo licitatório. É possível, se necessário, [que a ajuda possa] apoiar o plano no futuro.”

Fonte: DefenseNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.