30 de mar. de 2021

SNC apresenta oficialmente o Super Tucano do AFSOC em homenagem aos Comandos Aéreos da 2ª Guerra Mundial

Fernando Valduga - A Sierra Nevada Corporation (SNC) e a Embraer Defesa & Segurança apresentaram hoje o segundo dos três A-29 Super Tucano que estão sendo entregues para o Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC).

A SNC compartilhou oficialmente as fotos da aeronave depois que ela pousou nas instalações de modificação Centennial, Colorado, em 23 de fevereiro de 2021. Nós havíamos divulgado as primeiras imagens ainda em fevereiro, que podem ser vistas aqui.

O que torna esta aeronave única é seu esquema de pintura especial homenageando os aviões de combate P-51 Mustang e P-47 Thunderbolt pilotados pelas Forças Aéreas do Exército dos EUA durante as operações de combate da Segunda Guerra Mundial nas campanhas da China, Birmânia e Índia (por volta de 1944).

O esquema de pintura apresenta as listras icônicas, que apareceram pela primeira vez em tinta branca nas fuselagens de aeronaves para identificar facilmente os aviões das forças aéreas aliadas – principalmente os B-25s, C-47s e P-51s pilotados por aviadores americanos do Projeto 9 apoiando os Chindits britânicos. Essas aeronaves listradas realizaram operações de combate na campanha da China, Burma, Índia (CBI) da Segunda Guerra Mundial, por volta de 1944.

Cada faixa representa as cinco seções operacionais do Projeto 9 e, eventualmente, a 5318ª Unidade Aérea Provisória – ancestral da 1ª Ala de Operações Especiais de hoje.

Aeronaves P-51 do 5318th Provisional Air Unit

Essas marcas apareceram depois que o líder da Seção de Caças – Tenente Coronel Grattan “Grant” Mahony – disse que não queria ser alvejado por seus próprios caças durante o caos de combate nos céus do Teatro CBI. Aprovado pelo Coronel Phil Cochran, comandante do Projeto 9, as equipes de solo pintaram as listras nos caças P-51 Mustang, aeronaves da série L, transportes UC-64 Norseman e (mais tarde) bombardeiros B-25H Mitchell durante a remodelagem no teatro. Seja qual for a origem, essas marcações tinham um segundo propósito, de acordo com um livro sobre os Comandos Aéreos originais. As listras eram “para permitir que os japoneses soubessem quem estava dominando os céus da Birmânia”.

Como o tenente-coronel Johnny Alison, co-comandante e planejador do Projeto 9, ajudou a planejar as operações do Dia D, alguns consideram o esquema de pintura em preto e branco nas aeronaves de invasão uma lição aprendida em seus dias com o Projeto 9.

Os três Super Tucanos que estão sendo construídos para o AFSOC não serão usados em combate e estão sendo comprados para ajudar o Combat Aviation Advisor (CAA) a treinar pilotos aliados dos EUA. Os CAA são comandos aéreos responsáveis ??por atividades de operações especiais por, com e por meio de forças de aviação estrangeiras. Os operadores são treinados em uma ampla gama de habilidades especializadas que eles usam para realizar a mobilidade SOF, ISR, ataque de precisão e suporte de combate ágil. 

A entrega final de todas as três aeronaves ocorre este ano, com atividades de treinamento e suporte continuando até 2024. Os primeiros dois A-29s, incluindo o retratado, estão atualmente passando por modificações nas instalações da SNC em Centennial, Colorado, com produção e montagem finais da terceira em andamento agora nas instalações da Embraer em Jacksonville, Flórida.

A SNC, como contratada principal, e sua parceira, Embraer Defesa e Segurança, são contratadas para entregar aeronaves de combate e reconhecimento de ataque leve, bem como equipamentos de apoio em solo, treinamento de pilotos, incluindo treinamento diferencial e treinamento de atualização de pilotos instrutores, suporte logístico de contratados , peças sobressalentes e sustentação para a missão CAA do AFSOC, que ajuda a desenvolver a capacidade de parceiros internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.