19 de mar. de 2021

Empresas Sukhoi e MiG deixarão de existir

As empresas MiG e Sukhoi deixarão de existir como entidades jurídicas independentes, sendo transformadas em uma entidade jurídica única

Fernando - Os principais escritórios de design de aviação da Rússia serão fundidos em um centro de aviação em Moscou, e a United Aircraft Corporation (UAC) será reduzida em milhares de pessoas, conforme decidido pela corporação estatal Rostec.

Em 2021, as empresas Sukhoi e MiG deixarão de existir como entidades jurídicas independentes; juntamente com a United Aircraft Corporation (UAC), à qual pertencem, passarão a ser uma única entidade jurídica denominada Centro Corporativo de Fabricação de Aeronaves, que será localizado no campo de Khodynskoye, em Moscou. A decisão foi tomada após os resultados de uma reunião realizada em 16 de março em Rostec sobre a reforma da construção de aeronaves com a participação do chefe da estatal Sergei Chemezov, a direção e projetistas gerais da UAC, confirmado pela assessoria de imprensa da estatal.

As empresas Tupolev, Ilyushin e Irkut também ficarão subordinadas ao novo centro.

MiG-35 Fulcrum

Sukhoi Su-57 Felon

A reunião também anunciou a criação do Centro Unificado de Engenharia e Design da UAC, que futuramente reunirá todos os bureaus de projetos de aviação. Ele estará localizado na área do tradicional centro de construção de aeronaves no campo Khodynskoye, disse Rostec. Para controlar as transformações em curso, Chemezov pretende chefiar a diretoria da UAC, que faz parte da Rostec.

Em fevereiro, o chefe da Rostec instruiu a elaboração de um plano para a fusão da UAC com os escritórios de design e gerenciamento de programas. De acordo com a ata da reunião sobre a transformação organizacional do grupo PJSC UAC, presumia-se que os escritórios de projeto de aviação e as diretorias do programa de aviação seriam fundidos com o UAC. “Também está prevista a transferência dos endereços legais de todas as administradoras do setor de aviação para a localização das fábricas seriais. Para MiG, é, por exemplo, Lukhovitsy ou Nizhny Novgorod, para Sukhoi – Komsomolsk-on-Amur ou Novosibirsk, para Ilyushin – Ulyanovsk, para Tupolev – Kazan”, disse uma fonte da agência RBC.

A otimização de pessoal é inevitável para a numerosa equipe administrativa e gerencial do UAC, mas não afetará o centro do cérebro da indústria aeronáutica – a unidade de design, garantiu a Rostec.

Só em Moscou, o UAC tem cerca de 20 mil funcionários. Na indústria de aviação, 15.000 são designers, que não deve ser diminuída. “Cerca de 5 mil são gerentes em sua forma pura. E a clássica holding de gestão como parte da Rostec tem cerca de 500 pessoas”, disse a fonte.

A adoção dessas decisões foi precedida de longas consultas às autoridades e aos fabricantes de aeronaves, disse a Rostec. A reforma será implementada em etapas ao longo de vários anos. “Ainda temos que acertar todas as mudanças fundamentais com a unidade de design, as diretorias dos programas das aeronaves, os locais de produção”, resumiu a assessoria de imprensa da estatal.

Em outubro de 2018, o presidente Vladimir Putin assinou um decreto transferindo 92,31% das ações da UAC para a Rostec. Em julho de 2019, Sergei Chemezov informou o chefe de estado sobre a necessidade de capitalizar a empresa em 300 bilhões de rublos, e Putin aprovou. Em março do ano passado, foi anunciado que o processo de adesão da UAC à Rostec foi concluído.

Em agosto do ano passado, o diretor industrial do cluster de aviação Rostec, Anatoly Serdyukov, disse que as dívidas da UAC aos bancos chegam a cerca de 530 bilhões de rublos. E a dívida cresceu desde então.

Serdyukov disse que 530 bilhões de rublos. – são as antigas dívidas do KLA, formadas a partir do cumprimento de tarefas do Estado. “A UAC foi obrigada a receber empréstimos para a solução dessas tarefas em condições muito desfavoráveis, que eram na época”, explicou o chefe do cluster de aviação. Chemezov também explicou em uma entrevista que esses são, na verdade, empréstimos inadimplentes recebidos no final dos anos 1990, no início dos anos 2000.

De acordo com o plano de recuperação da UAC, a empresa será capitalizada adicionalmente no orçamento em mais de 250 bilhões de rublos: esse dinheiro será usado para pagar dívidas aos bancos. Dívidas no valor de outros 150 bilhões de rublos. será reestruturado. O vice-primeiro-ministro Yuri Borisov, que supervisiona a indústria de defesa, anunciou que parte da dívida do UAC será reestruturada em 15 anos, sendo realizada a 2% ao ano. Os principais credores da UAC são o Sberbank, VTB, Gazprombank e Novikombank.

O Estado, ao dar assistência ao setor, aguarda reformas radicais que ajudem a resolver os problemas financeiros acumulados e a aumentar a competitividade das aeronaves militares no país e no mundo, disse Chemezov, comentando os resultados da reunião de 16 de março. A reforma da UAC visa remover níveis redundantes de gestão, tornar a estrutura administrativa da corporação mais compacta e flexível e reduzir os custos de não produção, acrescentou a assessoria de imprensa da Rostec.

A assessoria de imprensa da UAC esclareceu que as reformas visam aumentar a utilização das instalações produtivas e aumentar a produtividade. “O efeito de otimização cumulativa das transformações em andamento deve ser de até 130 bilhões de rublos”, relatou o UAC.

A reforma será bem-sucedida

As tentativas de combinar os escritórios de design do setor em um só lugar são feitas regularmente. No entanto, a ideia de criar um Centro Nacional de Fabricação de Aeronaves em Zhukovsky encontrou enorme resistência por parte dos funcionários de empresas de aviação que moravam em Moscou, lembrou Oleg Panteleev, diretor executivo da agência AviaPort. Mas há também um exemplo de sucesso: a estatal Roscosmos escolheu seu sítio histórico em Fili para abrigar o Centro Espacial Nacional, no qual se combinarão desenvolvimento, produção e centro educacional, observou o especialista.

Nas últimas décadas, os fabricantes de aeronaves têm recebido regularmente apoio do Estado não apenas para a implementação de projetos específicos, inclusive no segmento civil, mas também para aumentar a estabilidade financeira de empresas individuais, enfatizou Panteleev. “Esses investimentos ajudaram a mudar radicalmente a situação e a reiniciar o negócio? Infelizmente, nem sempre. Sem reestruturar processos internos, sem aumentar a eficiência, as dívidas canceladas voltaram a crescer muito rapidamente e as vendas permaneceram em um nível inaceitavelmente baixo. Portanto, não é surpreendente que agora Rostec e a UAC precisem realizar reformas sistêmicas e escapar da agulha do financiamento do orçamento”, diz o especialista.

O fato de a indústria da aviação nacional ser “superdimensionada” em termos de áreas ocupadas foi dito há 20 anos, lembrou Panteleev. Mas, enquanto a produção piloto dos principais escritórios de design fosse mantida em Moscou, não havia necessidade de falar sobre a mudança para um local comum. “Agora é bastante realista criar um centro corporativo e de engenharia com infraestrutura desenvolvida, em que serão oferecidas condições confortáveis ??aos funcionários, resolvidos todos os problemas com a garantia da proteção dos dados”, acredita o especialista.

Panteleev acredita que qualquer reforma, mesmo a mais necessária, sempre encontrará oposição. “Se Rostec mostrar que não há planos de realocação de designers de Moscou para outras regiões, que as escolas de design serão preservadas, que os interesses das partes estão equilibrados, então a otimização será relativamente indolor”, concluiu.

A Rostec divulgou um comunicado de imprensa em 18 de março de 2021:

A Rostec State Corporation unirá as empresas UAC, Sukhoi e MiG em um único centro de fabricação de aeronaves corporativas, que consolidará o gerenciamento de programas de aeronaves e outros ativos da UAC. As funções de engenharia e design do grupo serão separadas em um centro separado, que ficará localizado em Moscou – que incluirá todos os escritórios de design de aviação.

Tais decisões foram anunciadas pelo Diretor Geral da State Corporation Rostec Sergey Chemezov em uma reunião com a administração da United Aircraft Corporation e seus principais centros de engenharia, onde foram discutidas as tarefas do desenvolvimento da indústria aeronáutica para os próximos anos.

Os objetivos das transformações em curso são aumentar a sustentabilidade económica do Grupo UAC, otimizar o pessoal administrativo e gerencial e reduzir os custos de não produção e o endividamento. Para controlar as transformações em curso, o chefe da Rostec, Sergei Chemezov, pretende chefiar pessoalmente o conselho de diretores da UAC.

A otimização não afetará a equipe de engenharia. As escolas de design permanecerão independentes, receberão novas oportunidades de desenvolvimento, bem como melhores condições de trabalho no formato do Centro Unificado de Engenharia e Design. O centro será localizado em Moscou, onde a infraestrutura de teste e bancada existente do UAC está concentrada. Mudar os escritórios de projeto da aviação para outras regiões não está na ordem do dia.

“Estamos formando em Moscou uma organização de gerenciamento unificado e um centro unificado de competências de design para todas as empresas UAC. Reformas sistêmicas devem melhorar a estrutura da empresa e resolver os problemas de sua estabilidade financeira, aumentar a competitividade das aeronaves civis domésticas e cobrir as necessidades significativas da Rússia em aeronaves modernas para o transporte de passageiros. Levando em consideração a importância da tarefa, decidi levar a questão das reformas corporativas sob meu controle pessoal e chefiar o conselho de diretores da UAC ”, disse Sergei Chemezov.

O UAC Corporate Aircraft Center, onde o Sukhoi e o MiG se unirão, consolidará as funções de gerenciamento de programas de aeronaves e também se tornará a organização administrativa da Tupolev, Ilyushin e da Irkut Corporation.

A reforma será implementada em etapas ao longo de vários anos. Ao mesmo tempo, ainda há desenvolvimento de todas as mudanças importantes com a unidade de design, diretores de programa de aeronaves, locais de produção.

“As transformações estruturais, o programa de otimização de custos, a transformação do modelo industrial, a unidade de pesquisa e desenvolvimento, a transformação digital da UAC visam aumentar a utilização das capacidades produtivas e aumentar a produtividade do trabalho. O efeito de otimização cumulativo das transformações em andamento deve ser de até 130 bilhões de rublos”, disse o diretor geral da UAC, Yuri Slyusar.

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