1 de mar. de 2021

IMAGENS: Caça sul-coreano KF-X quase pronto

Até o momento, 8 protótipos estão sendo montados simultaneamente e quatro delas já estão em fase final

Fernando Valduga - As Forças Armadas da Coreia do Sul divulgaram novas imagens da linha de montagem na KAI do caça de geração 4,5 da República Coreana, o KF-X.

Até o momento, 8 aeronaves-protótipo estão sendo montadas simultaneamente e quatro delas já estão em fase final na fábrica da Korea Aerospace Industries (KAI). Seis serão usadas para testes de voo, enquanto duas serão usadas para testes no solo. Dois protótipos serão variantes de dois lugares.

O primeiro protótipo de aeronave está cerca de 92% montado e será apresentado em abril. Espera-se que seu primeiro voo seja realizado em julho de 2022.

Os dois próximos protótipos terminará a montagem no final do ano e do 4º ao 6º no próximo ano.

A partir da primeira aeronave protótipo, as taxas de localização de quatro “tecnologias principais” são as seguintes:

Radar AESA: 89%

IRST: 37%

EO TGP: 82%

Suite EW: 77%

Por último, o KF-X será pintado da mesma cor que o F-15K do ROKAF (cinza escuro).

O KF-X é um jato de combate de geração 4.5 sendo desenvolvido pela Korea Aerospace Industries em parceria com a Lockheed Martin para a Força Aérea da República da Coreia.

Apresentando dimensões de 16,9 m x 4,7 m x 11,2 m, o KF-X é maior do que o F-16 e é de tamanho semelhante ao F-18.

O desenvolvimento do KF-X começou para valer em janeiro de 2016 e o processo de montagem começou em 2019 após a revisão crítica do projeto (CDR) ser concluída em 2018. O KF-X operará junto com o F-35A mais avançado no inventário ROKAF.

De acordo com a KAI, a aeronave foi projetada para voar a uma velocidade máxima de Mach 1,81, com autonomia de voo de 2.900 quilômetros. Ele tem semelhanças externas com o F-35A de quinta geração já em serviço com o ROKAF.

Com carga útil máxima de 7.700 quilos, o caça terá 10 pontos fixos para mísseis e tanques de combustível, informou o Yonhap News. Será capaz de transportar vários tipos de mísseis ar-ar, como o IRIS-T da Alemanha e os mísseis Meteor guiados por radar ativo do desenvolvedor europeu MBDA.

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