3 de mar. de 2021

MJ prorroga presença da Força Nacional na Terra Indígena Enawenê-Nawê

Cerimônia de inauguração da sede do Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE) da Força Nacional, como parte das comemorações do XIV aniversário de criação da Força Nacional. 
Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) prorroga até 30 de abril a presença da Força Nacional na Terra Indígena Enawenê-Nawê, localizada no município mato-grossense de Juína, em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai).

Notícias Relacionadas:

Operação Verde Brasil 2 completa nove meses de combate a ilícitos ambientais

Forças Armadas viabilizam vacinação de aproximadamente 240 mil indígenas

Operação Verde Brasil 2 prossegue com ações preventivas e repressivas na Amazônia

A medida visa a dar sequência aos trabalhos de “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”, nas ações do Plano de Barreiras Sanitárias para os Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato – em especial no combate à pandemia de covid-19.

A Força Nacional está desde novembro na região. De acordo com a portaria, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, obedecendo ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJ.

A Terra Indígena Enawenê-Nawê localiza-se no noroeste do estado brasileiro do Mato Grosso, próxima aos municípios de Brasnorte, Juína, Comodoro e Sapezal, em uma área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, habitada por 566 índios da etnia Enawenê-nawê.

Fonte: Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil/agenciabrasil.ebc.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.