Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) prorroga até 30 de abril a presença da Força Nacional na Terra Indígena Enawenê-Nawê, localizada no município mato-grossense de Juína, em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai).
Notícias Relacionadas:
Operação Verde Brasil 2 completa nove meses de combate a ilícitos ambientais
Forças Armadas viabilizam vacinação de aproximadamente 240 mil indígenas
Operação Verde Brasil 2 prossegue com ações preventivas e repressivas na Amazônia
A medida visa a dar sequência aos trabalhos de “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”, nas ações do Plano de Barreiras Sanitárias para os Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato – em especial no combate à pandemia de covid-19.
A Força Nacional está desde novembro na região. De acordo com a portaria, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, obedecendo ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJ.
A Terra Indígena Enawenê-Nawê localiza-se no noroeste do estado brasileiro do Mato Grosso, próxima aos municípios de Brasnorte, Juína, Comodoro e Sapezal, em uma área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, habitada por 566 índios da etnia Enawenê-nawê.
Fonte: Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil/agenciabrasil.ebc.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.