Após celebrarem Termo de Prestação de Serviços, Diretoria de Engenharia e Auditoria Interna da estatal se uniram na identificação de oportunidades de melhoria em contratos e procedimentos internos
A parceria entre Diren e Audin foi firmada em formato de consultoria prestada pela auditoria interna para auxiliar nos controles internos, na gestão de riscos e dos contratos celebrados pelo setor que executa a atividade finalística da Valec. Em julho de 2020, a Diretoria Executiva da empresa havia determinado a adoção de medidas administrativas para conformar as contratações de Engenharia às recomendações do TCU (Tribunal de Contas da União). Com uma gestão atenta ao cumprimento das determinações e orientações dos órgãos de controle, decidiu-se por estabelecer 15 requisitos com base nos normativos para avaliar a conformidade normativa e de boas práticas. De acordo com o chefe da Auditoria Interna da Valec, Carlos Alberto Caetano, com as análises realizadas por sua equipe, foi possível identificar o cumprimento desses requisitos. “Nosso trabalho de consultoria teve bastante sucesso e celeridade porque a atual Diretoria de Engenharia já vinha adotando ações de boas práticas. Nós procuramos ajudar no processo validando essas ações e indicando oportunidades de melhorias”. Para Caetano, o Termo de Prestação de Serviços vai ao encontro do Planejamento 2021 da Valec, que tem como uma de suas principais metas reduzir pendências com órgãos de controle aos menores níveis (saiba mais).
Para a Diretoria de Engenharia, o processo foi inovador, por tratar-se de uma consultoria e não de um trabalho tradicional de auditoria. A partir do diagnóstico proposto pela Audin na apresentação do relatório contendo sugestões de melhorias para seus processos internos, coube à Diren avaliar se acatava ou não os apontamentos. Na visão do diretor Washington Lüke, os apontamentos foram muito bem-vindos. “Planejamos estudar a adoção das ações sugeridas por estarem, de fato, de acordo com as melhores práticas de gestão contratual. Um ponto que destaco foi a sugestão de implantar, na Valec, o conceito de Engenharia de Custo. Entendo que essa medida deve ser avaliada pela empresa como um todo e, em especial, a gestão da futura INFRA S.A.”, afirmou Lüke.
Sobre a INFRA S.A. – A Valec e a EPL (Empresa de Planejamento e Logística S.A.) estão se preparando para a fusão das duas empresas e criação da INFRA S.A. A proposta do Ministério da Infraestrutura é de criar uma empresa pública de infraestrutura única e forte, a fim de reduzir o tamanho da máquina do Estado e oferecer um serviço público de qualidade para o país. Ações como este convênio firmado entre os setores de engenharia e auditoria servem para reforçar a governança da estatal e pavimentar o caminho para o processo de fusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.