24 de jun. de 2024

‘Efeito Ozempic’ obriga Nestlé e Danone a mudarem suas linhas de produtos

Injeções para emagrecer estão impactando as vendas das gigantes de alimentos e bebidas


         P
or Bloomberg


A chamada “Revolução Ozempic” tem causado perdas bilionárias para as empresas de alimentos e bebidas. No entanto, os novos medicamentos para perda de peso estão impulsionando pelo menos uma linha de produtos que, às vezes, enfrentava demanda fraca: iogurte.

A francesa Danone afirma que está vendo um aumento na demanda por seus iogurtes de alta proteína e baixa caloria nos EUA, que atribui parcialmente à febre pelos tratamentos anti-obesidade Wegovy, da Novo Nordisk, e Zepbound, da Eli Lilly — novos tratamentos estreitamente relacionados ao medicamento para diabetes Ozempic, da empresa dinamarquesa.

“Temos uma gama muito ampla de iogurtes proteicos, que estão saindo rapidamente das prateleiras”, disse Juergen Esser, vice-presidente executivo de finanças. “Acredito que esses produtos são atraentes tanto para consumidores que estão sob tratamento com GLP-1 quanto para aqueles que desejam gerenciar seu peso ou bem-estar.”

A Danone ainda não está explicitamente direcionando suas campanhas para os usuários de GLP-1. Pelo menos, não ainda. No entanto, o gigante suíço de alimentos Nestlé SA está indo um passo além. Na próxima semana, lançará um novo site projetado para direcionar os consumidores a produtos especialmente desenvolvidos para pessoas que tomam injeções para emagrecer, desde refeições ricas em proteínas até vitaminas para combater a queda de cabelo.

Cerca de 30 milhões de americanos já tomaram medicamentos GLP-1, provocando mudanças de consumo com efeitos em cascata no varejo, viagens e outros setores. Ao reduzir os desejos, os medicamentos da Eli Lilly e da Novo Nordisk podem reduzir a gordura e melhorar a saúde cardíaca. Comer menos pode levar a deficiências nutricionais, no entanto, e os pacientes descobriram que perdem músculo junto com a gordura, enquanto enfrentam efeitos colaterais como náusea e queda de cabelo.

As empresas de alimentos estão apostando que pacientes em busca de refeições ricas em nutrientes e não muito pesadas recorrerão às suas novas ofertas de vitaminas e suplementos para compensar a queda nas vendas de itens que tradicionalmente sustentam seus lucros, como sorvete e barras de chocolate.

A Nestlé disse que começará a vender sua linha de alimentos Vital Pursuits este ano, que contém 12 refeições congeladas de porções controladas, ricas em proteínas e fibras. Em seu site, a Nestlé venderá um suplemento para crescimento capilar sob a marca Nature’s Bounty.

A fabricante do KitKat também venderá comprimidos de eletrólitos com sabor de limonada de morango para quem está intensificando seu regime de exercícios e peptídeos de colágeno para aumentar a elasticidade da pele e evitar o visual “rosto Ozempic”, além de multivitaminas e suplementos de fibras.


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