21 de jul. de 2018

Data Control mostra Gladson Cameli com 43,6% e Marcus Alexandre com 29%; Jorge Viana lidera Senado


Gladson Cameli lidera pesquisa para governo com quase quinze pontos na frente do petista Marcus Alexandre, enquanto que Jorge Viana segue na liderança rumo ao senado

Cameli continua liderando pesquisas para o governo do Acre/Foto: Divulgação


Pesquisa realizada pelo instituto Data Control entre os dias 15 a 20 de julho mostra que o pré-candidato ao governo do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), continua bem à frente do seu principal adversário, Marcus Alexandre (PT).

O estudo, que ouviu 1.500 pessoas nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Brasileia e Xapuri, aponta Cameli com 43,6%, contra 29% de Marcus Alexandre – uma significativa diferença de quase 15 pontos percentuais em favor do oposicionista.

 De acordo ainda com o levantamento, o coronel Ulysses Araújo (PSL) vem logo atrás do petista, com 6% das intenções de voto, seguido de Janaína Furtado (2,2%), Lira Xapuri (0,5%) e Davi Hall (0,3%).

Os entrevistados que disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados na sondagem, ou declararam que irão anular o voto, somam 11,7%. Não sabem ou não responderam 6,7%.
Jorge Viana continua na liderança

O Data Control também perguntou aos entrevistados em quem eles vão votar para o Senado da República. Na pesquisa estimulada (na qual os nomes dos candidatos são mostrados ao eleitor), o senador Jorge Viana (PT) aparece com 37,90% dos votos, seguido de Sérgio Petecão (PSD), com 36,90%, Marcio Bittar (MDB), com 29,60%, e Ney Amorim (PT), com 18,50%.

Viana é o primeiro colocado na corrida para o senado/Foto: Divulgação

A pesquisa do instituto mostra ainda um crescimento significativo do ex-reitor da Universidade Federal do Acre Minoro Kimpara (Rede), que figura com 10,40% da preferência do eleitorado. Em seguida aparecem Sanderson Moura (5,30%) e Paulo Pedraza (2%).

Somam 35% os que declararam preferir anular o voto e 35% os que dizem não votar em nenhum desses candidatos. Os que não sabem ou não quiseram responder totalizam 24,50%.

Bolsonaro lidera

A pesquisa sondou ainda a preferência dos eleitores para os nomes que aparecem na disputa pela Presidência da República. Jair Bolsonaro (PSL) ficou com 34,09%, seguido de Marina Silva (Rede), com 19,07%, Geraldo Alckmin (PSDB), 4,7%, Ciro Gomes (PDT), 2,9%, Fernando Color (PTC), 1,8%, Álvaro Dias (PV), 0,9%, Henrique Meireles (MDB), 0,5%, Fernando Haddad (PT), 0,5% e João Amoedo (Partido Novo), com 0,1%. A representante do PCdoB, Manoela D’Ávila, não pontuou na pesquisa do Data Control.

Os eleitores que afirmam preferir anular o voto somam 19%. Já os que não souberam ou não quiseram responder representam 15,1% do total.


A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre sob o número AC-01692/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.