O primeiro jato da empresa, que terá a matrícula brasileira PS-SPJ e está na Espanha, deverá vir para o Brasil até o dia 24 de fevereiro segundo a solicitação que a companhia registrou na ANAC.
No entanto, a aeronave já consta como sendo oficialmente da Itapemirim Transportes Aéreos na tabela de pedidos e entregas da Airbus, que inclui o controle de todos seus clientes, mesmo aqueles que não fizeram encomendas diretas com a fábrica.
A tabela em questão mostra que o A320ceo já está sendo “operado” pela Itapemirim Transportes Aéreos, e que este é o único avião Airbus da empresa até o momento. Os dados também têm informações históricas, mostrando outras empresas como Cruzeiro do Sul, VASP e Varig, brasileiras que operaram o Airbus A300 no passado.
O A320ceo da ITA, de número de série 2589, foi fabricado em 2005 e entregue originalmente para a Spanair, sediada em Barcelona, na Catalunha, e que fechou as portas em 2012. Meses depois, foi para a concorrente Vueling, subsidiária de baixo-custo da companhia aérea nacional Iberia.
Com a pandemia atingindo em cheio o país ibérico, a empresa low-cost tirou o jato da frota, estocando-o em Ciudad Real, ao sul de Madri. Depois disso, o jato foi para Madri, onde está até hoje sendo para preparado para ITA.
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