5 de jul. de 2022

5G já é realidade no Brasil

Internet de alta de velocidade começa a funcionar oficialmente amanhã na capital do país

Todas as capitais do país deverão ter a rede 5G funcionando até o fim de setembro | Foto: Divulgação

A rede de internet de alta velocidade 5G vai iniciar oficialmente as operações no Brasil na quarta-feira 6. A Agência Nacional de Telecomunicações confirmou que Brasília será a primeira cidade brasileira a receber o sinal no país.

Segundo o vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, a capital federal foi escolhida para o início da operacionalização por questões de logística. “Tivemos toda a cautela por ser a primeira cidade, que funciona como um piloto para as operações”, disse.

De acordo com Moreira, os testes foram realizados durante todo o fim de semana. A cobertura inicial contempla 80% do Distrito Federal. Até o momento, 100 estações de rádio-base foram instaladas na região.

As três operadoras que arremataram as principais faixas de 5G — Claro, Tim e Vivo — poderão operar na frequência de 3,5 GHz (giga-hertz) a partir de amanhã. A comercialização dos chips depende de cada operadora.

Usuários da capital federal se surpreenderam com a velocidade da internet no fim de semana durante os testes. Algumas pessoas postaram os testes nas redes sociais.

5G em todas as capitais

De acordo com a Anatel, todas as capitais do país devem ter o 5G funcionando até 29 de setembro. À princípio, a tecnologia chegaria em julho, mas dificuldades com a importação e a instalação de equipamentos fizeram com que o prazo fosse estendido.

Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo estão em estágio avançado para receber a tecnologia 5G. “Esse trabalho compete à Entidade Administradora da Frequência”, declarou Moreira. Não há, no entanto, data definida para que estas três cidades ativem a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.