3 de mar. de 2024

Confirmado vazamento russo de negociação secreta de guerra entre as forças armadas alemãs e a Ucrânia

 

Fernando Valduga  - O chanceler Olaf Scholz prometeu uma rápida investigação sobre um vazamento russo de negociações secretas sobre a guerra na Ucrânia. Os militares alemães confirmaram que as conversações eram reais, mas não puderam descartar a possibilidade da gravação ter sido editada.

O Ministério da Defesa da Alemanha confirmou no sábado a autenticidade de uma gravação de uma discussão confidencial entre oficiais de alto escalão da Bundeswehr (Forças Armadas Alemãs) sobre a guerra na Ucrânia, que foi vazada pela mídia estatal russa.

“De acordo com nossa avaliação, uma conversa na divisão da Aeronáutica foi interceptada. No momento, não podemos dizer com certeza se foram feitas alterações na versão gravada ou transcrita que circula nas redes sociais”, disse uma porta-voz do ministério.

A chefe da emissora estatal russa RT, Margarita Simonyan, publicou na sexta-feira o que disse ser uma gravação de áudio entre oficiais alemães, incluindo o chefe da Força Aérea, tenente-general Ingo Gerhartz.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, descreveu-o como “um assunto muito sério”.

“Agora será investigado com muito cuidado, intensidade e rapidez”, disse Scholz no sábado, durante uma visita a Roma.

Conforme transmitido por Simonyan no Telegram, o áudio inclui uma discussão sobre se os mísseis de cruzeiro Taurus seriam capazes de destruir uma ponte, aparentemente uma referência à nova ponte que liga a Crimeia ocupada pela Rússia ao continente russo através do Estreito de Kerch.

A gravação foi aparentemente feita a partir de uma videoconferência entre quatro escritórios da Luftwaffe discutindo a guerra da Rússia na Ucrânia.

No vazamento de áudio, eles falaram sobre as maneiras pelas quais os oficiais alemães poderiam fornecer aos ucranianos informações de direcionamento sem parecerem estar diretamente envolvidos no conflito com a Rússia.

O clipe também contém referência ao fato dos britânicos terem “algumas pessoas no terreno” em conexão com a implantação de seus mísseis de cruzeiro Storm Shadow entregues à Ucrânia.

O canal alemão Der Spiegel informou que a reunião virtual não ocorreu por meio de uma linha segura, mas sim pela plataforma Webex.


Legisladores alemães alarmados

“Se esta história for verdadeira, seria um incidente altamente problemático”, disse Konstantin von Notz, presidente da comissão de supervisão parlamentar do parlamento alemão, à rede de radiodifusão Redaktionsnetzwerk Deutschland.

O político do Partido Verde disse que deveria ser determinado “se este é um incidente único ou um problema de segurança estrutural”.

Roderich Kiesewetter, da União Democrata Cristã de centro-direita e vice-presidente do comitê de supervisão parlamentar do parlamento alemão, disse que parecia que a Rússia havia vazado a conversa para pressionar a Alemanha a não fornecer mísseis Taurus à Ucrânia.

“Uma série de outras conversas certamente terão sido interceptadas e poderão ser divulgadas posteriormente para benefício da Rússia”, disse ele à emissora ZDF.

Até agora, Scholz recusou-se a enviar mísseis Taurus para a Ucrânia.

No início desta semana, ele disse que o alcance dos mísseis e a provável necessidade de assistência das tropas alemãs da Bundeswehr eram problemáticos e poderiam ser interpretados como participação direta ou indireta na guerra.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, exigiu que a Alemanha fornecesse “imediatamente” uma explicação e afirmou que o áudio era uma evidência de uma “guerra híbrida” que o Ocidente estava travando contra a Rússia.

Fonte: DW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.