12 de mar. de 2024

CNN: Rússia está produzindo três vezes mais munições de artilharia do que EUA e Europa para a Ucrânia


A Rússia está aumentando sua produção de munições de artilharia, com estimativas indicando que poderá produzir quase três vezes mais do que os Estados Unidos e a Europa combinados. Isso representa uma vantagem significativa para a Rússia em preparação para uma possível nova ofensiva na Ucrânia. De acordo com estimativas da inteligência da OTAN e fontes familiarizadas com o apoio ocidental à Ucrânia, a Rússia está fabricando cerca de 250.000 munições de artilharia por mês, o que totaliza cerca de 3 milhões ao ano, enquanto os EUA e a Europa juntos podem fornecer apenas cerca de 1,2 milhão de munições anualmente para a Ucrânia.

Os EUA tinham como objetivo aumentar sua produção para 100.000 projéteis de artilharia por mês até o final de 2025, mas enfrentam dificuldades para atingir essa meta devido ao congelamento de US$ 60 bilhões em fundos para a Ucrânia pelo Congresso. Esta situação coloca os EUA e seus aliados em uma posição desafiadora, já que a Rússia continua a disparar cerca de 10.000 projéteis por dia, em comparação com os 2.000 disparados pelo lado ucraniano.

A escassez de munição chega em um momento crítico para a Ucrânia, com a interrupção do financiamento dos EUA para armamentos e uma oposição republicana no Congresso bloqueando novos fundos. Além disso, a Rússia conseguiu avanços significativos no campo de batalha, incluindo a captura da cidade ucraniana de Avdiivka, colocando a Ucrânia em uma posição ainda mais vulnerável devido às escassezes de munição e de pessoal.

Ministro da Defesa Shoigu da Rússia inspeciona produção de munição


Enquanto isso, os EUA e aliados forneceram à Ucrânia sistemas avançados, como os tanques M-1 Abrams e, em breve, os caças F-16. Contudo, analistas militares enfatizam que a quantidade de munições de artilharia disponíveis pode determinar o resultado da guerra, com a Rússia desfrutando de uma vantagem significativa na produção de munições.

A Rússia tem operado suas fábricas de artilharia incessantemente e aumentou o número de trabalhadores no setor de defesa para cerca de 3,5 milhões. Além de intensificar sua própria produção, a Rússia tem importado grandes quantidades de munições do Irã e da Coreia do Norte, reforçando ainda mais seu arsenal.

A economia gerenciada da Rússia, sob o controle direto de um autocrata, facilita uma produção acelerada de armamentos. Por outro lado, países ocidentais, operando sob sistemas econômicos capitalistas, enfrentam mais desafios para aumentar a produção de armas rapidamente. No entanto, oficiais ocidentais acreditam que, eventualmente, o Ocidente será capaz de superar esses obstáculos e fornecer equipamentos de melhor qualidade.

Na tentativa de superar a deficiência na produção de munições, uma empresa de defesa alemã anunciou planos para abrir uma fábrica de munições na Ucrânia, além de estabelecer uma nova fábrica na Alemanha, visando aumentar a capacidade de produção europeia.

A produção de armamento pesado, como tanques e veículos blindados, também representa um desafio para a Rússia, que tem se apoiado em modelos mais antigos e reformados devido às perdas significativas de tanques desde o início da invasão.

Por fim, a guerra transformou a economia russa, com o setor de defesa tornando-se o maior da economia do país, financiado pelo setor petrolífero. Embora essa transformação apresente desafios a longo prazo para a Rússia, por enquanto, a economia mostrou resiliência, apoiando os esforços de guerra do país. Contudo, a continuidade do apoio financeiro dos EUA à Ucrânia permanece incerta, levantando questões sobre a sustentabilidade do esforço de guerra ucraniano no futuro.

FONTE: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.