11 de mar. de 2024

Derrota de Lula? Oposição assume comissões centrais da Câmara

Chegou a temporada de denúncias que caem no esquecimento após as eleições


     Mariano Maciel
 

Proporcionalidade

Um mês após a retomada dos trabalhos, a Câmara dos Deputados finalmente começou a instalação das comissões temáticas. A distribuição das posições entre os partidos foi definida após acordo entre os líderes e também segue lógica da proporcionalidade das bancadas.


Oposição em alta

Em 19 dos 30 colegiados permanentes, os presidentes foram decidi dos nos últimos dois dias, tamanha a queda de braço entre a situação e a oposição.

* Depois de tanto espernear contra a presidência do deputado Níkolas Ferreira na Comissão de Educação, o PT teve que se contentar com a vice-presidência do colegiado.


Não é pra menos

A escolha do deputado Níkolas Ferreira (PL-MG) para a presidência da Comissão de Educação da câmara,  acendeu alerta no Palácio do Planalto, que estuda recorrer uma “tropa de choque” para frear eventual ofensiva ideológica no colegiado.

* Prá se ter uma idéia, a Comissão de Educação tem cerca de 180 milhões de reais reservados em emendas de comissão no orçamento deste ano e é responsável por discutir propostas voltadas á educação e à política educacional.


Nova frente parlamentar

Deputado Fábio Rueda está empenhado no lançamento, no Congresso Nacional, da Frente Parlamentar da Saúde do Coração. De caráter suprapartidário, a nova frente pretende promover junto com a classe política ,representantes da sociedade civil e órgãos públicos ,o aprimoramento da legislação e políticas públicas em prol da saúde cardiovascular.

* Aliás, Rueda foi responsável pela introdução da cirurgia cardiovascular (sua especialidade) no Acre.


Por que? Alguém explica?

Comissão Parlamentar de Inquérito sobre abusos de crianças na Ilha de Marajó encontra resistência dos deputados da esquerda na Assembleia Legislativa do Pará.

* Dos 41 deputados estaduais que atuam na Alepa, apenas nove assinaram o pedido de instauração da comissão.


Causa social e humana

Um projeto social digno de elogios foi apresentado pelo vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso, nesta semana, ao Governo Federal. O executivo pede a construção do Caps III no Juruá para prestar assistência às pessoas que vivem em situação de rua.

O documento recebeu apoio do deputado Zezinho Barbary, que esteve com Afonso nos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, e também do Governo do Acre. Excelente iniciativa.


Frase

“Temos muita tranquilidade em relação ao que está sendo feito” – do governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, após ser denunciado na ONU por entidades de direitos humanos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.