12 de mar. de 2024

Ucrânia acusa autoridades da Antonov por destruição de icônico avião cargueiro AN-225

O Serviço de Segurança da Ucrânia acusou ex-funcionários da Antonov na Ucrânia após uma investigação sobre a destruição do avião de carga estratégica AN-225 Mriya

An-225 Mriya. Foto: Serviço de Fretamento Aéreo


Por Robert DoughertyO avião Antonov, o mais pesado do mundo, foi destruído durante os primeiros dias da Guerra da Ucrânia no aeroporto Antonov, no noroeste de Kiev, em fevereiro de 2022.

Funcionários da autoridade máxima de aplicação da lei, inteligência e segurança da Ucrânia reuniram evidências de culpa e alegam que ex-funcionários da Antonov, um diretor executivo e chefe da unidade de segurança da aviação realizaram ações criminosas que levaram à apreensão temporária do aeródromo estrategicamente importante e à destruição do AN-225 Mriya.

"De acordo com a investigação, na véspera da invasão em grande escala da Rússia, os supostos funcionários não permitiram que a Guarda Nacional da Ucrânia entrasse no território do aeroporto de Hostomel para se preparar para sua defesa", de acordo com comunicado do SBU publicado em 27 de fevereiro deste ano.

"Para fazer isso, em janeiro-fevereiro de 2022, eles ordenaram bloquear o acesso dos militares ucranianos ao território da instalação.

"A SSU já concluiu a investigação preliminar e enviou a acusação para o tribunal. Com base nas provas recolhidas, o ex-CEO e o chefe da unidade de segurança da aviação são acusados nos termos dos artigos 27.2 e 114-1.2 da CCU (obstrução das atividades legais da AFU e de outras formações militares).

"Os suspeitos estão sob custódia e podem pegar até 15 anos de prisão.

"A investigação foi realizada sob a supervisão processual da Promotoria de Justiça Especializada."

A icônica aeronave Antonov AN-225, designada cossaca pela OTAN e 'Dream' em ucraniano, detinha a maior envergadura de asa de qualquer aeronave em serviço operacional, era a única aeronave com seis motores turbofan ZMKB Progress Lotarev D-18T e era a maior carga em serviço operacional internacionalmente.

Ele poderia atingir uma velocidade máxima de 528 mph a uma atitude de 36.000 pés, e viajar do Reino Unido para a Austrália sem reabastecimento (15.399 km).

A aeronave única, quando operacional, era capaz de transportar até 250 toneladas de carga, tinha um guindaste embutido e capacidade para acomodar uma carga de 50 carros. A aeronave foi projetada e construída pela União Soviética na década de 1980 e fez seu voo de estreia em dezembro de 1988.

Historicamente, a aeronave foi encarregada de transportar o ônibus espacial Buran para o programa espacial soviético e pousou no Paris Air Show de 1989 com o ônibus espacial nas costas.

Tradução cibernética

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.