6 de mar. de 2024

Por que países estão optando pelo KC-390, o cargueiro e reabastecedor tático da EMBRAER?

Vantagem é a palavra chave



Por Reginaldo Palazzo - Alguns países já fecharam a compra do KC-390 da EMBRAER como, por exemplo, Portugal que inclusive já recebeu uma de suas 5 unidades contratadas e Hungria que está prestes a receber sua primeira. Outros estão em via de fechar o contrato como Países Baixos, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul.

Arábia Saudita e Índia estão interessadas também, mas com uma modalidade interessante para ambos os países, o offset. Os offsets representam uma forma de compensação em que a empresa exportadora concede ao governo importador concessões relacionadas à produção. Portanto uma parte da linha de montagem da aeronave provavelmente será instalada em seus países.



Quais vantagens?


Primeiramente, depende do país, para o Brasil houve muitas vantagens.

Ele foi feito sob medida para a FAB em completa sintonia com a Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave de Combate (Copac) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) – em um modelo institucional avançado. 

Além das vantagens sobre seu concorrente direto o C-130J propriamente dita um avião modernizado da década de 50,  para o Brasil, o KC-390 impactou a Base Industrial de Defesa com sua nacionalização acima de 50% o que resultou em avanços tecnológicos.

Seu maior obstáculo é político haja vista o KC-390 ser competitivo e se provou como o melhor produto em termos de custo-benefício e desempenho no mercado de avião militar tático.


Foto: FAB

O que "salta ao olhos"?


01 - Motor a jato amplamente utilizado na aviação comercial internacional - turbofan IAD V2500-E5 produzido pela Internacional Aero Engines AG. 20.

8.000 motores usados no KC-390 já foram fabricados e estão em operação pelo mundo.  Em um possível embargo, o operador pode encontrar peças de reposição mais facilmente.

02 - Possibilidade de usar o mesmo GPU do A-320 em qualquer lugar do mundo.

03 - Voa 32% mais rápido, velocidade máxima de 533 knots; velocidade de cruzeiro 470 Knots.

04 - Raio de ação maior. 3370 NM e altitude de 36.000 pés - Leva 37% a mais de carga ou transporta 15t em uma distância 50% maior. Transportando 23,9 toneladas de combustível.

05 - Tem banheiro o que o torna singular para a tripulação feminina.

06 - Atualizações garantidas pelo fabricante

07 - Tem a capacidade de reconfiguração rápida, como, por exemplo, reabastecimento em voo, carga, tropa, contra incêndio etc.

08 - Pós venda satisfatório dos clientes EMBRAER

09 - Sistemas como aviônica e motores são fabricados com materiais COTS (Commercial off-the-shelf) e MOTS ( modified, modificable or Military off-the-shelf), portanto fácil de encontrar peças de reposição a preços baixos em comparação com materiais puramente militares.


10 - Exige menos manutenção, portanto mais hora de voo disponível.

11 - Capacidade de sobrevivência com chafss e flares em áreas contestadas

12 - Pode transportar 80 soldados equipados

13 - 80 macas 

14 - 07 paletes de 463 litros

15 - 64 paraquedistas equipados


Foto: FAB - Tripulação embarcando isocontainer com 17 Ton de oxigênio líquido para Manaus durante a pandemia de COVID-19 

16 - Módulo de reabastecimento de combustível removível. Devido aos tanques para reabastecimento serem paletizados eles podem ser removidos rapidamente, ao contrário do KC-130 que é aparafusado. 

17 - Tanque interno comporta 2.350 Gl (14.000Kg) – Além dos 23.600 kg de combustível nas asas. O que dá um acréscimo de 60% a mais de combustível transportado.

18 – Operando a 250NM de sua base pode transferir até 24.500Kg de combustível. O que dá pra abastecer em média de 6 a 8 caças.

19 - A 1000NM pode transferir pouco menos de 14.000Kg de combustível, mas lembrando que o KC-390 também pode receber combustível.

Foto – Sargento-Ajudante João Brito / FAP

20 - Pode receber o Pod Rafael Litening, desenvolvido pela Rafael Advanced Defense Systems, de Israel, o EO/IR (Electro-Optics/Infrared). Ele gera imagens de TV ou infravermelho (FLIR) para identificação e acompanhamento de possíveis alvos, além de ter um laser guia de bombas. para as missões de Busca e Salvamento, Vigilância e Patrulha Marítima.

O equipamento possui câmeras de alta resolução, com capacidade de espectro infravermelho, com o objetivo de melhorar a capacidade de identificação e visualização. As imagens e vídeos capturados podem ser gravados para futura avaliação e análise.

Há também aplicações complementares, com a utilização de laser, para a aquisição de coordenadas, marcação e designação de alvos.”

21 - pode receber nos pilones da ponta das asas dois pods avançados de guerra eletrônica Elisra TEASE2 da Elbit Systems.

21 - A missão de ressuprimento pelo KC-390 é altamente facilitada e com altíssima precisão, com o CCDP (Continuously Computed Drop Point), que traduzido quer dizer Ponto de Queda Calculado Continuamente, esse sistema calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento. Outra facilidade do KC-390 é um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado. Isso permite que o trabalho seja realizado por um único mestre de carga, além de haver ganho de segurança e de consciência situacional.

Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e mais recentemente na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. 

A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 11.500 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.

A aeronave que será entregue para a Hungria as Forças de Defesa da Hungria será a primeira do mundo com uma Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. 

Foto: EMBRAER


Referências:

Canais do youtube e sites

EMBRAER

BMVM - Base Militar Vídeo Magazine - Felipe Salles jornalista especializado em Defesa e Geopolítica

Alexandre Galante - Jornalista especializado em Defesa e Geopolítica e  um dos editores da trilogia de defesa -  Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Caiafa Master - Caiafa, Jornalista especializado em Defesa e Geopolítica

Roberto Alex Ramos de Assis - O desenvolvimento do KC-390 pela EMBRAER alavancando a BID

Revista Asas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.