26 de mar. de 2024

Desembargador determina suspensão de ação penal contra Vando Torquato

 

Raimari Cardoso -  desembargador federal Marcus Vinícius Reis Bastos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, acolheu pedido da defesa do ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, para suspender uma ação penal relacionada a denúncias de desvio de recursos públicos ocorridas no período de dezembro de 2005 e dezembro de 2006, quando o ex-gestor estava no exercício do cargo público.

Vando Torquato impetrou pedido de habeas corpus pedindo a extinção da punibilidade referente ao processo pela prescrição da pretensão punitiva do Estado, considerando ter transcorrido período superior a 12 anos entre a data do fato e a data do recebimento da acusação. Ele também alegou não ter sido notificado antes de receber a denúncia para apresentação de defesa prévia.

Mesmo não aceitando a argumentação da defesa do ex-prefeito de prescrição da pretensão punitiva, o desembargador considerou que a ausência de notificação de Torquato antes de receber a denúncia para apresentação de defesa prévia se configurou como causa de nulidade absoluta por desrespeitar a garantia constitucional do contraditório e o direito à ampla defesa.

“A ausência de notificação antes do recebimento da denúncia consubstancia vício insanável por ofensa aos princípios da ampla defesa e do devido processo legal, a ensejar nulidade absoluta mesmo que o acusado não mais detenha o cargo de prefeito”, diz a decisão que estabeleceu a suspensão do andamento da ação penal contra o ex-prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.