8 de mar. de 2024

China está construindo seu quarto porta-aviões

Fujian, o terceiro porta-aviões chinês, quando foi transportado para a dique seco


A China está construindo seu quarto porta-aviões, como confirmado por um almirante e supervisor político, que adicionou que não houve obstáculos técnicos até agora. A atualização sobre o desenvolvimento dos navios de guerra da China veio durante as reuniões legislativas anuais em Pequim, onde representantes do Exército de Libertação Popular (PLA) fazem raras aparições públicas.

Questionado se o novo porta-aviões da China seria movido a energia nuclear, o comissário político da Marinha do PLA, Yuan Huazhi, disse que isso “será anunciado em breve”, de acordo com uma entrevista em vídeo postada pelo Hong Kong Commercial Daily na plataforma de mídia social Weibo.

O almirante adicionou que não ouviu falar de nenhum “gargalo técnico” em relação ao porta-aviões, sugerindo que seu progresso está no caminho certo.

Os comentários de Yuan, que surgiram à margem do Congresso Nacional do Povo (NPC) deste ano, que começou na terça-feira, representam a primeira confirmação oficial dos esforços de Pequim para construir um quarto porta-aviões, conhecido como Type 004.

Concepção em 3D do Type 004


Ilustrações da embarcação há muito circulam pela internet, supostamente vindas do estaleiro Jiangnan em Xangai, onde acredita-se que o porta-aviões esteja sendo construído.

Com o Fujian, seu terceiro e mais avançado porta-aviões até o momento, a China alcançou um avanço equipando-o com catapultas eletromagnéticas e dispositivos de parada que permitem que aviões de combate sejam lançados com mais frequência.

Tem sido amplamente discutido se o mais recente navio de guerra da China poderia dar um passo adiante para se tornar movido a energia nuclear, permitindo que gere energia suficiente para decolagens com catapultas e ofereça um alcance mais longo com uma velocidade maior.

O Fujian, que ainda não realizou testes no mar, foi lançado em junho de 2022.

Fontes do PLA informaram ao Post no mesmo ano que a tecnologia de reatores nucleares navais da China na época não era suficiente para apoiar porta-aviões nucleares.



A China National Nuclear Corporation (CNNC) anunciou o pequeno reator modular multifuncional ao mesmo tempo em que o porta-aviões Fujian foi lançado. Nas próprias palavras do CNNC, este reator pode ser transportado em submarinos, navios, foguetes, porta-aviões e outros dispositivos

Atualmente, apenas as marinhas dos EUA e da França possuem porta-aviões movidos a energia nuclear – os navios das classes Nimitz e Gerald R. Ford dos EUA e o navio-almirante francês Charles de Gaulle.

A China tem procurado expandir sua frota de porta-aviões à medida que visa desenvolver uma marinha de “água azul” moderna na próxima década. Acredita-se também que porta-aviões sejam cruciais para operações ao longo do Estreito de Taiwan, onde operações de liberdade de navegação dos EUA e seus aliados têm provocado protestos de Pequim.

Pequim vê Taiwan como parte da China a ser reunificada pela força, se necessário. A maioria dos países, incluindo os EUA, não reconhece a ilha autogovernada como um estado independente, mas Washington se opõe a qualquer tentativa de tomá-la pela força e está comprometido em fornecer-lhe armas.

A China também está desenvolvendo novos caças furtivos de geração para aumentar suas capacidades gerais de guerra – alinhado com seu objetivo de desenvolver uma força militar de “classe mundial” até 2049.

Type 003 e Type 004 em 3D


As tensões aumentaram à medida que os EUA implantam mais porta-aviões no Pacífico Ocidental, o que analistas dizem ser uma resposta às manobras militares da China e da Coreia do Norte.

Yuan disse que a China tem a capacidade de oferecer uma “resposta completa” à frota de porta-aviões dos EUA no Pacífico Ocidental. Três porta-aviões americanos já estão operando na região, com mais dois a caminho, segundo relatos.

Questionado para comparar o desenvolvimento de porta-aviões da China com o dos EUA, ele disse que os avanços chineses na área não visam competição com os EUA.

“Estamos construindo porta-aviões para proteger nossa soberania nacional e para proteger nossa integridade territorial”, disse ele.

O último orçamento militar da China, anunciado na terça-feira, aumentou o financiamento para as forças armadas em 7,2%, a mesma taxa do ano passado, com o objetivo de aumentar a prontidão para o combate, bem como a pesquisa e desenvolvimento na área de defesa.

FONTE: South China Morning Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.