Localizada no Rio Grande do Sul, entre as cidades de Passo Fundo e Roca Sales, a Ferrovia do Trigo é sem dúvida uma das mais belas e incríveis ferrovias do Brasil.
Sua história remete ao início do século XX, quando foi anunciado um ambicioso projeto de ferrovia ligando Porto Alegre à Passo Fundo, com uma extensão total de quase 300km.
Sendo chamada pela imprensa do estado de “Obra do Século”.
Os estudos iniciaram-se em 1911, mas logo foram interrompidos pela Primeira Guerra Mundial, tendo sido retomados apenas em 1948 já sob o comando da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Em 1949 as obras foram iniciadas, mas tiveram inúmeras paralisações, até que pararam completamente em 1968, por dificuldades financeiras da VFRGS e principalmente pelas dificuldades técnicas encontradas no trecho entre Roca Sales – Passo Fundo, que tem o relevo bastante acidentado e se revelaram um desafio ainda maior do que o previsto no início dos planos.
Diante da pressão dos municípios que seriam beneficiados, o Primeiro Batalhão Ferroviário assumiu as obras que foram reiniciadas em 1971 e finalmente concluídas em 1978 e quando ficou pronta, contava com 32 túneis e 23 viadutos, alguns deles verdadeiras obras de arte, incluindo o Viaduto 13 com 143m de altura e que na época de sua inauguração era o segundo viaduto mais alto do mundo.
A extensão total da Ferrovia do Trigo é de 152 km, se conectando ao Tronco Principal Sul em Roca Salles e à linha Marcelino Ramos - Santa Maria, em Passo Fundo, que é onde está o Km 0 da ferrovia.
Quando ficou pronta, foi entregue à administração da Rede Ferroviária Federal e quando esta foi extinta, passou para a iniciativa privada e assim segue até hoje, sendo administrada pela Rumo.
Atualmente o tráfego de trens é bem pequeno, com apenas dois ou três trens circulando por dia, somados ambos os sentidos.
Por conta de suas grandes obras de engenharia, a procura de turistas é muito grande e por esse motivo a concessionária e os munícipios chegaram a um acordo para que os trens circulem no período noturnos, salvo raras exceções, o que torna praticamente impossível registrar algum trem circulando na ferrovia com a luz do dia.
Recentemente, também iniciou-se a operação de um trem turístico, chamado Trem dos Vales, operado pela ABPF.
Algumas viagens já foram feitas e diante do sucesso da operação, outras já estão programadas, com a expectativa de tornar este, um trem regular, que tem tudo para ser um dos trens turísticos mais procurados do Brasil !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.