24 de ago. de 2021

IMAGENS: KC-390 da FAB pousa no Haiti com ajuda humanitária

Fernando Valduga  - A aeronave de transporte militar KC-390 da Força Aérea Brasileira pousou ontem (23/08) em Porto Príncipe, no Haiti, transportando 32 bombeiros e integrantes da Força Nacional, além de ajuda humanitária.

O KC-390 da FAB pousou por volta das 13h15h, horário de Brasília, com cerca de 10,6 toneladas de medicamentos, insumos e equipamentos, após partir da Ala 1 – Base Aérea de Brasília, na manhã do dia 22 de agosto.

Na cerimônia pré-embarque para a missão, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, pontuou que o povo brasileiro tem uma natureza acolhedora – lembrando a participação do País na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) – oferecendo apoio na redução do sofrimento daquele povo.

A Missão Humanitária Multidisciplinar do Brasil é coordenada por uma ação interministerial composta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Regional em resposta ao terremoto que atingiu aquele país no dia 14 de agosto.

O Ministério da Saúde enviou ao Haiti cinco kits de medicamentos e insumos para emergência em saúde, com capacidade de atendimento para até 10 mil pessoas cada um. Também insulina humana tipo regular e diversos medicamentos da farmácia básica, utilizados no combate de enfermidades que podem aumentar após o terremoto. Tudo identificado com base nas necessidades prioritárias e atuais da população haitiana.

Além disso, a Agência Brasileira de Cooperação ofertou dois purificadores de água, sistema de fabricação brasileira capaz de produzir, de maneira simples, quatro litros de água potável por minuto. Esse volume atende cerca de três mil pessoas por dia, sendo utilizado na missão para autossuficiência da equipe brasileira e para distribuição à população local.

O Coordenador-Geral da Missão Humanitária Multidisciplinar é o Diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), do Ministério do Desenvolvimento Regional, que seguiu a bordo.

As operações no terreno serão comandadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), contando com o suporte de efetivo de Minas Gerais (CBMMG) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), somando 32 bombeiros ao todo. O grupo conta com 31 especialistas em busca e salvamento e ações pós-desastre e 1 especialista em sismologia.


KC-390 Millennium

O KC-390 Millennium é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Originado de uma parceria entre a FAB e a Embraer, contou com a colaboração de mais de 50 empresas nacionais e de três países: Portugal, Argentina e República Tcheca.

Algumas das principais características da aeronave são: maior mobilidade e flexibilidade, design robusto, tecnologia de ponta comprovada e fácil manutenção. É capaz, ainda, de executar uma variedade de missões, como: Transporte Aéreo Logístico, Busca e Salvamento, Combate a Incêndios em Voo, Evacuação Aeromédica, Ajuda Humanitária, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.