25 de ago. de 2021

O MAIOR trem da MARIA-FUMAÇA de Campinas-SP

  

Operado pela ABPF o trem turístico que circula entre as cidades de Campinas e Jaguariúna é uma das maiores atrações turísticas de ambas as cidades e é destino obrigatório para os apaixonados por ferrovias! Com cerca de 50km entre ida e volta, percorridos em meio à fazendas de café históricas, é o mais longo passeio regular com trens liderados por locomotivas à vapor no Brasil. Falando em locomotiva, a Maria-Fumaça que vemos liderando o trem tem muita história! 

Trata-se de uma locomotiva americana, uma Baldwin 4-6-0 nº 604 chamada de "Ten Wheeler" por ter ao todo dez rodas. Construída em abril de 1895 para a Cia Paulista de Estradas de Ferro, permaneceu operacional até o final dos anos 50 quando as locomotivas à diesel rapidamente estavam substituindo as locomotivas à vapor. 

Após ser desativada foi para Campinas-SP onde ficou exposta, primeiro em frente ao Bosque dos Jequitibás e depois na Praça dos Ferroviários, próximo à estação ferroviária. 

Em 1990 foi doada para a ABPF Campinas e aguardou restauro que ocorreu em 1999. Recentemente participou das gravações da novela Éramos Seis, exibida pela Rede Globo entre 2019 e 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.