22 de ago. de 2021

O Double Stack é mesmo um trem incrível!


Os trens double stack chamam a atenção por onde quer que passem, graças à sua imponência. Mas mais do que um trem bonito, este é um trem que prima pela eficiência, aumentando a capacidade de transporte de contêineres por ferrovias em mais de 40% ao transportar dois contêineres empilhados somando até 100 toneladas de carga em cada um. 

Atualmente fazem a rota Rondonópolis-MT à Sumaré-SP, trazendo produtos do Centro-Oeste para distribuição no Sudeste, principalmente no estado de São Paulo. 

Para que pudessem circular na malha paulista, trecho de bitola larga, com 1,60m de distância entre a parte interior dos trilhos, que pertenceu originalmente à Cia Paulista de Estradas de Ferro e à Estrada de Ferro Araraquara, várias adaptações foram necessárias, como a remoção de fios, construção de novas pontes e viadutos mais altos, além do corte na cobertura de algumas estações. Os testes para o início da operação começaram em 2018 e o primeiro trem saiu do terminal do CNAGA com destino à Rondonópolis em 19/06/2019. 

Sua altura não permite que o trem chegue até Santos-SP, levando mercadorias para exportação, pois no caminho há muitos túneis, cuja adaptação seria extremamente custosa, portanto os trens que seguem para o porto de Santos levam apenas um container por vagão, mas novas ferrovias como a Ferrovia Norte-Sul já foram construídas pensando neste tipo de transporte, portanto num futuro próximo, estes trens devem estar presentes também em outras rotas. 

Curiosamente, ao contrário do que se imagina, não existe em nenhum lugar no mundo trens com três contêineres empilhados, já que fisicamente seria impossível manter um trem tão alto se equilibrando nos trilhos. 

Por esse motivo, também não existem trens com dois contêineres em ferrovias de bitola métrica, ou seja, com 1,00m de distância entre a parte central dos trilhos. 

No vídeo, vemos esse trem incrível, no final do trecho duplicado do pátio de Itirapina-SP, cuja obra foi concluída recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.