25 de ago. de 2021

Uruguai e Brasil negociam transferência de um radar móvel, Super Tucano e Blindados


Segundo o site infodefensa os governos do Brasil e do Uruguai estão avançando no fortalecimento de suas relações de defesa com um aumento no volume de transferências de materiais entre os dois países. Com atraso, mas confirmado, a doação de um lote de 25 antigos tanques leves M-41C, processo que se arrastou no parlamento do Brasil e que foi finalmente aprovado em setembro de 2018, agora se junta a diversos elementos que estão em diferentes graus de progresso: um radar móvel, seis Tucano Super e blindados Urutu.

Material terrestre

Em primeiro lugar, estão sendo feitos progressos na transferência de um lote de pelo menos oito veículos blindados M-105mm M-108 Self-Propulsioned Howitzer (VBC OAP) para complementar os seis OAP 2S1s de 122mm e equipar pelo menos outro grupo de artilharia com equipamento autopropulsado.

Posteriormente, o Governo do Uruguai manifestou interesse na possibilidade de receber alguns veículos blindados Engesa EE-11 Urutu, que estão sendo desativados pelo Brasil. O Uruguai já possui veículos blindados de mesma origem EE-9 Cascavel e EE-3 Jararaca, que tem sido muito confiáveis e fáceis de manter.

O Exército uruguaio está enfrentando um profundo desgaste em seu material circulante, particularmente os veículos canadenses AVGP e o russo GAZ Vodnik, ambos se mostraram excepcionalmente difíceis de manter. Além disso, a onipresente RPZ Condor, que serviu ao país com dignidade por quatro décadas, precisa urgentemente de substituição.

As lacunas criadas pelo desgaste desses veículos e a falta de opções de manutenção para a frota russa tornam a necessidade de ter um blindado fácil de manter e que possa cumprir as tarefas requeridas.

Imagem poder aéreo

Força aérea

No caso de material aéreo e relacionado, as negociações são avançadas para a transferência de pelo menos um radar de busca aérea móvel, sem que o modelo ainda tenha sido transcendido. Esse radar seria de vital importância para o Uruguai devido aos problemas gerados pelas constantes falhas dos radares instalados no país e a necessidade de aumentar a cobertura da vigilância aérea, especialmente no norte do país.

Ao mesmo tempo, as negociações começariam a analisar a possível transferência, sem que se saiba ainda se por meio de doação ou compra preferencial, de pelo menos seis unidades de aeronaves Embraer 314 Super Tucano de primeira geração, para recuperar algumas das capacidades perdidas após a perda do sistema FMA IA-58A Pucará, ocorrido em 2017.

Tradução e adaptação

Tarauacá Notícias

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