23 de ago. de 2021

Operação Guinex-I: Marinha do Brasil realizou treinamento com a GC de São Tomé e Príncipe

                                      Luiz Padilha


Abel Veiga - Os exercícios entre a Marinha do Brasil e os militares da guarda costeira de São Tomé e Príncipe, iniciaram-se no dia 20 de Agosto.

Esses exercícios militares fazem parte da programação da Operação Guinex-I, organizada pela Marinha do Brasil, que enviou a Fragata Independência (F 44), com uma aeronave Wild Lynx e uma equipe de Mergulhadores de Combate.

Objetivos da Operação Guinex-I

A Guinex I tem como missão conduzir adestramentos e exercícios combinados no mar e no porto com as Marinhas e Guardas Costeiras de Cabo Verde, Camarões, Guiné Equatorial, Nigéria e São Tomé e Príncipe, a fim de estreitar os laços de confiança e incrementar, reciprocamente, a capacitação do Brasil e desses países nas atividades de segurança marítima.

Durante a fase de preparação foram conduzidas reuniões de coordenação nas salas do Ministério de Defesa e Ordem Interna com a participação de representantes da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, Estado-Maior das Forças Armadas, Marinha portuguesa, assessoria naval brasileira e portuguesa e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

A prosperidade no Atlântico Sul, é outra grande prioridade das operações combinadas que a Marinha do Brasil, está desenvolvendo na região da África Ocidental.

A operação Guinex I é a materialização da crença que os países da costa africana juntamente com o Brasil desempenham um papel importante no cenário internacional para manter a estabilidade, segurança e prosperidade do Atlântico Sul.

A Fragata Independência da Marinha do Brasil, terminou a sua missão em São Tomé e Príncipe na manhã de 21 de agosto. O navio suspendeu de São Tomé e Príncipe, para dar seguimento a sua missão de treinamento e formação das forças navais da região do Golfo da Guiné.

FONTE: The Word News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.