22 de ago. de 2021

EXCON TÁPIO: Dois C-17 da USAF descarregam os helicópteros HH-60G Pave Hawk que vão operar com a FAB

Guilherme Wiltgen - Na tarde desse sábado (21/8), duas aeronaves de transporte C-17 Globemaster III da USAF pousaram na Base Aérea de Campo Grande transportando dois helicópteros Sikorsky HH-60G Pave Hawk que participarão do Exercício Conjunto Tápio 2021.

A principal missão do helicóptero HH-60G Pave Hawk é conduzir operações diurnas ou noturnas de Combat-SAR (C-SAR) em ambientes hostis. O HH-60G também tem a missão de realizar operações de busca e salvamento civil, evacuação aeromédica, resposta a desastres naturais, assistência humanitária e comando e controle.

Todos os HH-60G têm sistema de piloto automático, cockpit compatível com uso de Óculos de Visão Noturna e FLIR,  que melhora muito as operações noturnas a baixa altura. Além disso, o Pave Hawk possui radar meteorológico e um sistema Anti-ICE do motor/pás do rotor.

O Pave Hawk  também possui uma sonda retrátil de reabastecimento em voo (REVO), tanques de combustível auxiliares internos, duas metralhadoras de calibre 7.62 mm ou .50, e um gancho de carga com capacidade de 8.000 libras (3.600 kg). Para melhorar a capacidade de transporte aéreo e as operações a bordo, todos os HH-60G possui o rotor principal com dobragem das pás.

O Pave Hawk possui Radar Warning Receiver (RWR), infrared jammer e sistema de contramedida Chaff/Flare.

A presença de nações amigas nesse tipo de treinamento é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário da FAB, contribuindo para possíveis participações do País em missões previstas nos acordos de paz da UN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.