30 de ago. de 2021

Alunos do ITA lançam CubeSat por balão estratosférico

O experimento foi desenvolvido paralelamente às aulas de disciplina do ITA

Na manhã da última segunda-feira (23), alunos do 4° ano do curso de Engenharia Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) lançaram, em parceria com a Divisão de Ciências Atmosféricas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), um pequeno satélite chamado ITACUBE 2021, utilizando um balão estratosférico. O coordenador da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) em São José dos Campos, Alexandre Oliveira, esteve presente no lançamento e elogiou o trabalho dos alunos.

“É muito importante para o futuro do Programa Espacial Brasileiro que esses alunos tenham esse tipo de experiência durante a formação. Isso traz um diferencial para o futuro profissional que for atuar na área do espaço. Fico muito feliz em ver que o ITA e o IAE mantêm essa capacidade de lançamento de balões, para realização de experimentos relacionados à nossa área espacial", disse Alexandre.

O momento do lançamento foi prestigiado pelo diretor do IAE, brigadeiro do ar César Augusto O'Donnell Alván, e pelo chefe da Divisão de Ciências Atmosféricas do IAE, coronel Cleber Souza Corrêa.

O projeto propõe coletar dados de pressão, temperatura e intensidade do campo magnético terrestre, e obter, em tempo real, dados de telemetria e status de funcionamento dos instrumentos embarcados, por meio de uma estação de solo móvel. O ITACUBE 2021 servirá como protótipo de voo e possibilitará validar conceitos para posteriores missões mais complexas, permitindo que os dados obtidos sejam utilizados em modelos de estudo da atmosfera.

“Nossa proposta é aproximar os alunos do curso ao ambiente experimental da teoria do curso de Engenharia Aeroespacial”, disse o professor Tertuliano Ribeiro, idealizador do projeto.

O ITACUBE 2021 foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre, paralelamente às aulas teóricas da disciplina Eletrônica para Aplicações Espaciais (ELE-27) do ITA. O curso abordou desde a parte inicial do projeto, como a fase de definição do escopo de missão e de requisitos para o payload, de arquitetura física e de especificações, até a fase de montagem e de integração do protótipo de voo. Após a análise dos dados e a recuperação da carga, que retornou em segurança ao solo por meio de um paraquedas, a missão foi considerada um sucesso. As próximas etapas consistirão na análise mais detalhada dos dados coletados, na implementação de aprimoramentos e na incorporação de novos sensores.

“A realização de projetos deste tipo contribui de forma extremamente positiva para o aprendizado, não só solidifica conhecimentos, mas desenvolve capacidades essenciais para os futuros engenheiros, como estruturação de problemas, trabalho em equipe e validação de conceitos segundo uma abordagem multidisciplinar”, disse o capitão Carlos Amaral, um dos alunos responsáveis pelo projeto.

O aspirante Joliver Kozlowski, outro aluno responsável pelo projeto, ressalta esperar que “o projeto possa continuar nos próximos anos, para que as turmas seguintes tenham oportunidade de viver essa incrível experiência de projetar e lançar um CubeSat em balão estratosférico". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.