19 de ago. de 2021

Marinha da Coreia do Sul comissiona primeiro submarino classe KSS-III com capacidade SLBM

A Marinha da República da Coreia (RoKN) comissionou seu primeiro submarino de ataque diesel-elétrico (SSK), desenvolvido localmente, capaz de transportar mísseis balísticos lançados por submarino (SLBM).

Chamado Dosan Ahn Changho (indicativo visual SS 083), o submarino de 83,5 m de comprimento, que é o primeiro de uma frota planejada de nove submarinos da classe KSS-III do RoKN, entrou em serviço em uma cerimônia realizada em 13 de agosto nas instalações da Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) em Okpo na Ilha de Geoje.

Equipado com baterias de chumbo-ácido feitas localmente e um sistema de propulsão independente do ar (AIP) com células de combustível de hidrogênio, o Dosan Ahn Changho deve operar a partir de agosto de 2022, após passar por uma série de avaliações de desempenho e capacidade operacional, de acordo com uma declaração da RoKN.

Modelo do KSS-III com SLBM

Equipado com tecnologia de redução de ruído, o submarino, que desloca 3.358 toneladas q uando na superfície e 3.705 toneladas quando submerso, tem uma velocidade máxima declarada de cerca de 20 nós, um alcance de cruzeiro de 10.000 milhas náuticas, e pode acomodar uma tripulação de 50.

Lançado pela DSME em setembro de 2018, o Dosan Ahn Changho, que tem uma boca de 9,6 m, é agora o maior submarino na RoKN: cerca de 18 m mais longo e 3,3 m mais largo do que o os submarinos classe KSS-II de 1.800 toneladas.

É equipado com um conjunto de sonar ativo e passivo da LIG Nex1, incluindo o cilíndrico da proa, flanco, interceptação, alcance e arrays rebocados, bem como o Sistema de Gerenciamento de Combate Integrado (ICMS) Naval Shield da Hanwha Systems. Ele também possui o periscópio de ataque Safran e o mastro optrônico, e o sistema de medidas de apoio eletrônico por radar Indra Pegaso (RESM).


FONTE: Jane’s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.