23 de ago. de 2021

AEB disponibiliza mais dois serviços pela plataforma Gov.br


A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), disponibiliza mais dois serviços por meio da Plataforma Gov.br. O cadastramento para as empresas interessadas nos Catálogos da Indústria Espacial Brasileira e de Fornecedores do Centro Espacial de Alcântara (CEA) poderá, a partir de hoje, ser efetuado por meio da Plataforma de Transformação Digital do Governo Federal nos links: Catálogo da Industria Espacial Brasileira e Catálogo de Fornecedores do Centro Espacial de Alcântara.

A AEB já conta com o serviço de solicitação de apoio a eventos relacionados ao setor espacial.

A série “Catálogos AEB” teve seus primeiros produtos divulgados em outubro de 2020, com o Catálogo da Indústria Espacial Brasileira e, em dezembro do mesmo ano, com o Catálogo de Fornecedores do CEA, que podem ser conferidos nos links: 1ª Edição do Catálogo da Indústria Espacial Brasileira e 1ª Edição do Catálogo de Fornecedores do Centro Espacial de Alcântara (CEA). As publicações, de uma forma geral, têm como objetivo principal a apresentação frequente de conteúdos alinhados com as diretrizes do Programa Espacial Brasileiro, contribuindo para melhorar a interação deste com a sociedade.

O Catálogo da Indústria Espacial Brasileira visa manter atualizada a base industrial nacional, além de facilitar a inserção dessas empresas no cenário internacional e a divulgação dos principais produtos e serviços produzidos pelo país. Por meio deste catálogo, também serão apresentadas as potencialidades nacionais, o que facilitará a prospecção de mercados e de oportunidades de negócios no Brasil e no exterior.

Já o Catálogo de Fornecedores do CEA busca mapear as empresas com interesse em fornecer serviços para as operações comerciais a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), auxiliando as empresas que pretendem utilizar o CEA, identificando os fornecedores e facilitando o contato entre estes e os possíveis contratantes, contribuindo também para a geração de negócios.

Como realizar a inscrição nos serviços?

O cadastramento das empresas interessadas deve ser solicitado na Plataforma de Transformação Digital Gov.br e atende à informação de que as inscrições serão permanentes.

Ao acessar o serviço, o demandante deverá fornecer informações básicas para auxiliar na análise da solicitação. A AEB terá até 15 dias úteis para analisar as demandas e responder ao solicitante, solicitando ajustes ou informando a possibilidade ou não de a empresa integrar cada um dos Catálogos. Após a resposta, a empresa deverá aguardar a publicação de cada um dos Catálogos, que deverá acontecer pelo menos uma vezT ao ano.

A nova plataforma tem como objetivo unificar os canais digitais do governo federal e facilitar a vida dos cidadãos e das empresas na obtenção de serviços no âmbito governamental. Espera-se, ainda, que, com a digitalização de serviços, haja economia de recursos e aumento da agilidade na promoção de serviços públicos.

Clique nos links (LINK 1, LINK 2) e confira uma explicação interativa de cada uma das novas funcionalidades.

Os interessados em esclarecer dúvidas e obter mais informações podem entrar em contato pelo e-mail cen@aeb.gov.br.

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