Fernando Valduga - No dia 5 de junho de 2024, depois de mais de 30 anos, quatro caças F/A-18 pousaram e decolaram um total de sete vezes em um trecho de rodovia. O objetivo da Força Aérea Suíça foi testar a capacidade de implantar aviões de combate a partir de locais improvisados. O teste foi bem-sucedido e sem incidentes.
O trecho interditado da rodovia foi aberto ao trânsito às 4h30 da manhã do dia seguinte. A última vez que a Força Aérea Suíça realizou este tipo de operação tinha sido em 1991, em pleno colapso da União Soviética.
Os aviões de combate da Força Aérea Suíça pousaram e decolaram em um trecho da autoestrada nacional A1, no cantão de Vaud, perto do aeródromo militar de Payerne. Para este teste, com base numa decisão do Conselho Federal, o exercício na estrada precisava ser encerrado em no máximo 36 horas.
#BREAKING 🇨🇭| For the first time in 33 years: The #Swiss Air Force trained on landing and taking off from a highway, in a move not practiced since 1991, using its F/A-18 fighter jets. pic.twitter.com/rNk7gEnD7n
— South Today (@SouthToday5) June 5, 2024
Quattro F/A-18 sono decollati e atterrati sette volte sull’autostrada A1 nel Canton Vaud per verificare la capacità di impiegare velivoli da combattimento anche da ubicazioni improvvisate. Il test si è svolto con successo e senza imprevisti➡️https://t.co/Hjau6ZUbIZ pic.twitter.com/WzsgPc4eDP
— VBS - DDPS (@vbs_ddps) June 6, 2024
Os militares suíços estão se preparando para a situação de segurança em mudança e as ameaças do futuro; com a guerra na Ucrânia mostrando a urgência. Para continuar a cumprir a sua missão de proteger o país e os seus habitantes, a Força Aérea Suíça deve reforçar a sua capacidade de defesa em todas as áreas de operação de forma abrangente, atempada e consistente. A proteção do espaço aéreo é um elemento-chave da capacidade de defesa.
Swiss Air Force is practicing highway landings today on A1 highway. Of course, they made sure paperwork is in order and the planes have appropriate vignettes.https://t.co/Dw86CSbDBg pic.twitter.com/OC2zu35yw7
— Jernej Virag (@jernejv) June 5, 2024
Após o abandono do conceito de locações externas improvisadas com o fim da Guerra Fria, todos os procedimentos e processos tiveram que ser treinados e praticados.
A Força Aérea Suíça continuará a treinar a sua capacidade de descentralização. No entanto, nenhum teste desta magnitude está planejado num futuro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.