9 de mar. de 2021

Contra ataque Houthi com 14 drones e seis mísseis atinge porto petrolífero saudita e outros alvos militares

Disparo de um míssil Houti contra alvos na Arábia Saudita em data não especificada. 
Imagem ilustrativa, fonte: Redes sociais/ala de mídia Houthis

DEFESA TV - No final do dia 7 de março, os Houthis (frente Ansar Allah) lançaram uma operação em grande escala contra alvos nas regiões leste e sul da Arábia Saudita.

O general Yahya Sari, porta-voz do grupo iemenita, disse que um total de 14 drones suicidas e seis mísseis foram usados ​​na operação de codinome “Deterrent Balance 6”.

Dez drones suicidas Samad-3 e um míssil balístico Zulfiqar foram lançados no principal porto de petróleo da Arábia Saudita, Ras Tanura, no Golfo Pérsico. As principais instalações da gigante petrolífera do Reino, Aramco, estão localizadas lá. Alvos não especificados na cidade vizinha de Dammam também foram atingidos.

Os Houthis também lançaram 4 drones suicidas Qasef-2K e seis foguetes de artilharia Badir contra alvos na província saudita de ‘Asir e Jizan, no sul.

“Prometemos ao regime saudita operações prejudiciais e dolorosas enquanto continuar sua agressão e cerco ao nosso país”, Brig. O general Sari disse em um comunicado.

A coalizão liderada pelos sauditas anunciou a interceptação de “dois mísseis” apenas. Além disso, vídeos da Arábia Saudita mostraram explosões perto de Ras Tanura e Dammam.

A Operação Deterrent Balance 1 teve como alvo o campo de petróleo supergigante Shaybah no sudeste da Arábia Saudita em 17 de agosto de 2019.

A Operação Deterrent Balance 2 teve como alvo duas instalações de petróleo estratégicas nas áreas do leste da Arábia Saudita de Buqayq e Khurais em 14 de setembro de 2019.

A Operação Deterrent Balance 3 teve como alvo uma instalação de petróleo da Aramco, bem como “alvos sensíveis” na cidade saudita de Yanbu no oeste de 21 de fevereiro de 2020.

A Operação Deterrent Balance 4 teve como alvo a sede do Ministério da Defesa saudita, instalações de inteligência, Base Aérea King Salman e outras posições em Riade e nas províncias do sul de Jizan e Najran em 23 de junho de 2020.

A Operação Deterrent Balance 5 teve como alvo posições militares na capital saudita, Riad, bem como nas cidades do sul do Reino de Abha e Khamis Mushait em 28 de fevereiro de 2021.

A Operação Deterrent Balance 6 é a mais recente de uma série de ataques de drones e mísseis em grande escala pelos Houthis contra a Arábia Saudita.

Poucas horas antes, os Houthis anunciaram que haviam abatido um drone de combate saudita Vestel Karayel sobre a província iemenita de al-Jawf, no norte do país, com um míssil antiaéreo.

Cinco anos após o início da guerra, os Houthis parecem estar mais fortes e ousados ​​do que nunca. A coalizão liderada pelos sauditas não conseguiu atingir nenhum de seus principais objetivos no Iêmen e parece ser incapaz de dissuadir os houthis.

Com informações TV Al-Masirah, Al Jazeera, AFP, AP e STF Analysis & Intelligence via redação Orbis Defense Europe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.