7 de out. de 2021

Dados em 3D da Maxar são integrados ao caça Gripen E para navegação com GPS negado

Imagine um piloto de caça a jato voando em uma missão quando o sinal do GPS é cortado. Como o piloto navega ao voar em terreno potencialmente desconhecido a mais de 1.500 milhas por hora? Atualmente, a navegação sem GPS é um processo manual que requer muita atenção do piloto, o que significa menos foco na consciência tática.

A Saab, a empresa sueca de defesa e segurança, e a Maxar demonstraram recentemente uma solução para essa situação indesejável integrando a tecnologia 3D DATA e Precision 3D Registration (P3DR) da Maxar no software do Gripen E, o caça a jato de combate que a Saab desenvolve e fabrica para a Suécia e outros países.

Uma câmera do jato captura uma transmissão ao vivo de sua trajetória de voo. O P3DR da Maxar compara essa transmissão ao vivo de entrada com o modelo de superfície 3D da Maxar da área que está armazenada no jato. Ao combinar as cenas da transmissão ao vivo com os dados 3D em tempo real, o P3DR pode determinar a localização precisa do jato, permitindo que o piloto navegue e execute a missão sem GPS.

Maxar 3D Surface Model e P3DR

O Maxar 3D Surface Model, dados 3D imersivos com precisão superior e cobertura global, oferece a representação mais precisa da Terra. Os dados são produzidos com uma tecnologia automatizada exclusiva, entregue com rapidez e alta precisão. O modelo é baseado nas imagens de satélite comerciais não secretas de alta resolução da Maxar, sem a necessidade de pontos de controle no solo. O produto 3D Surface Model da Maxar é uma entrada importante para o Globo em 3D da empresa, uma base mundial de dados 3D com resolução de 50 cm ou melhor e precisão de 3 m em todas as dimensões.

O P3DR da Maxar é uma solução de software independente que georegistra automaticamente imagens de qualquer fonte para dados de referência 3D da Maxar. Essa capacidade em tempo real permite a navegação em um ambiente de GPS negado, protegendo contra interferências de sinal em um ambiente de negação de área anti-acesso (A2/AD).

Demonstração de voo

A Saab testou essa técnica de navegação negada por GPS com uma demonstração de voo do Gripen sobre a Suécia. O GIF abaixo demonstra como o P3DR se sobrepõe à imagem da transmissão ao vivo no modelo de superfície 3D da Maxar, permitindo que o piloto entenda onde ele está no mapa.

Observar as construções à esquerda ao longo da estrada para ver o quão próximo o P3DR alinha a transmissão ao vivo da câmera com o modelo de superfície 3D da Maxar

Durante a demonstração de voo, o GPS do Gripen estava ligado para monitorar a precisão dos resultados.

O GPS verificou que os resultados da demonstração eram precisos.

Como ficou durante o voo? Assista ao vídeo abaixo para ver o poder de processamento do P3DR.

Capacidade revolucionária

“A Maxar tem orgulho de ser parceira da Saab no teste dessa capacidade revolucionária para uma navegação segura. A capacidade de transformar imagens de satélite em um ambiente 3D, combinada com o processamento P3DR preciso, fornece uma nova e poderosa capacidade de navegação tática em ambientes com GPS negado.” – Dan Nord, diretor de produtos da Maxar.

Esta navegação silenciosa auxiliada no terreno é imune à interferência do sinal de GPS, como esforços de jamming e spoofing, e não aumenta a carga de trabalho do piloto durante o voo. A demonstração bem-sucedida dessa capacidade em voo é um passo significativo para garantir a segurança do piloto durante uma queda do GPS.

FONTE: Maxar

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