12 de out. de 2021

Indonésia testa biocombustível com sucesso no CN-235-220 da PTDI


Fernando Valduga - A fabricante de aeronaves estatal indonésia PTDI concluiu na quarta-feira um teste de voo bem-sucedido na plataforma de testes de voo CN-235-220 da empresa usando biocombustível para alimentar os dois motores turboélice da aeronave.

O voo decolou do Aeroporto Husein Sastranegara em Bandung, Java Ocidental, e rumou 120 km a oeste para a área de teste designada acima de Pelabuhan Ratu a 10.000 pés, antes de seguir para o norte para pousar no Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta em Tangerang, província de Banten para um total de 1 hora e 20 minutos de voo e uma distância total de cerca de 250 km.

O biocombustível, também conhecido como “Bioavtur” na nomenclatura indonésia, é desenvolvido em conjunto pela Pertamina, empresa estatal indonésia de petróleo e gás natural, com o Bandung Institute of Technology (ITB), usando uma mistura de querosene, RBDPKO (Refinado, Óleo de caroço de palma branqueado e desodorizado) e o catalisador desenvolvido pela ITB chamado “Merah Putih” (vermelho e branco).

O combustível específico usado no teste é denominado J2.4, que contém 2,4% das substâncias à base de óleo de palma.

Este teste é parte do roteiro do governo indonésio para atingir 23% de conteúdo de energia renovável até 2035. O desenvolvimento adicional do biocombustível de aviação da Indonésia visa atingir 100% do bioavtur à base de óleo de palma em um futuro próximo e será denominado J100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.