A iniciativa mais recente é a da Bracell, que fechou um acordo com a MRS Logística para levar sua carga de celulose do terminal da empresa em Pederneiras, no interior do estado de São Paulo para o porto de Santos de onde segue para exportação.
Novos vagões do tipo sider, onde a lateral é aberta e coberta por lona para facilitar a operação de carregamento e descarregamento foram comprados e o belo trem azul ganhou os trilhos da malha ferroviária paulista.
Futuramente, a empresa deve contar com locomotivas próprias e novos terminais, o que é uma ótima notícia para os que gostam de ferrovias!
No vídeo de hoje, vemos um dos vários trens da empresa que tem percorrido diariamente os mais de 400km entre Pederneiras e Santos, subindo a forte rampa de Canguera, que tem mais de 2% de inclinação, ou seja, a cada 100m percorridos, o trem sobe dois metros de altura.
Para vencer essa rampa e outras do trecho que se segue, é necessário o sistema de auxílio de cauda, chamado de helper, onde outro maquinista recebe os comando por rádio e acelera ou freia as duas locomotivas da cauda.
Vencido o trecho mais difícil, as duas locomotivas são desacopladas e voltam à origem, enquanto o trem segue com duas locomotivas GE AC44i até seu destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.