3 de ago. de 2021

Agência Espacial Brasileira e NASA juntas no Space Apps Challenge

O evento, considerado o maior hackathon do mundo, está com as inscrições abertas e acontecerá no mês de outubro


A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) participa da realização do NASA Space Apps Challenge, que ocorrerá entre os dias 2 e 3 de outubro. Comemorando 10 anos do evento, a NASA está colaborando com várias agências espaciais internacionais para aumentar o público. Durante um período de 48 horas, participantes de todo o mundo vão criar times virtuais e usar dados de observação da Terra para desenvolver soluções para temas em voga no mundo. Os times do Space Apps vão dividir a criação e a aplicação do conhecimento através de novas descobertas científicas para ajudar a aprimorar a vida na Terra. “Os desafios são oportunidades únicas de aprendizagem, que permitem os participantes botarem a mão na massa, desenvolver ideias inovadoras e aprender com especialistas de várias agências espaciais”, diz a coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da AEB, Aline Veloso.

O primeiro evento teve a participação de aproximadamente 2 mil pessoas em 25 eventos, que ocorreram em 17 países. Desde então, tem crescido exponencialmente. No ano passado, quando houve a adição de uma categoria própria para soluções em relação à Covid-19, houve a participação de 40 mil participantes ao todo, em mais de 80 países.    

 

O mote da edição deste ano é “The Power of Ten (O Poder dos Dez, em tradução livre)”, devido à data comemorativa do seu aniversário. A escolha do número de agências espaciais participantes da organização das atividades também foi feita para se adequar ao tema. São 9 agências escolhidas dos mais diversos países, como a Agência Espacial Australiana, canadense, europeia, japonesa, argentina, bahreinita, paraguaia, sul-africana, além da AEB. Elas, juntamente com a NASA, formam os 10 países responsáveis pela condução do evento.

As inscrições começaram no dia 15 de julho e devem ir até o dia 3 de outubro. Os desafios propostos desta edição devem sair em 16 de agosto.

“O Brasil já é um dos países com o maior número de participantes e estamos com expectativas de participação brasileira notável em 2021”, disse Aline.

Para se inscrever e obter maiores informações, acesse: spaceappschallenge.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.